Previsto para o dia 03 de março de 2020, o Refúgio de Vida Silvestre situado dentro de uma área de proteção ambiental na zona rural de Curaçá – BA, irá receber dezenas de casais da espécie 'Cyanopsitta spixii', mais conhecida como Ararinha Azul, para posteriormente iniciar o processo de reintrodução da mesma na caatinga.
Essa ação é parte de um projeto que vem sendo desenvolvido há alguns anos com atividades de ecologia, manejo sustentável da fauna, flora e o cooperativismo com os agricultores e as comunidades circunvizinhas. Voltarão para sua terra natal cerca de 50 exemplares da ararinha azul vindas de um cativeiro na ACTP (Association for the Conservation of Threatend Parrots) na Alemanha, que é uma das parceiras do ICMBio (Institudo Chico Mendes de Proteção da Biodiversidade) que coordena o projeto.
O evento irá mobilizar escolas, sindicatos, autoridades, imprensa e grupos culturais, saudando a chegada de um ilustre filho da terra que por consequência do tráfico de animais e a exploração ilegal abandonou seu habitat natural há mais de 20 anos. Em agosto de 2018 o entao ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, esteve em Curaçá, no norte da Bahia, para uma visita na área onde seria construído um espaço de reintrodução da ararinha-azul. Edson explanou sobre a importância da volta da ararinha-azul à região.
O Projeto ‘Ararinha na Natureza’ prevê ações para a reintrodução da espécie na caatinga. A ave é considerada extinta em ambiente natural desde o ano 2000 e foi reproduzida em cativeiro por criadores europeus. Uma das medidas é a instalação do Centro de Reprodução e Reintrodução, para receber, 50 ararinhas-azuis que serão repatriadas da Alemanha para o Brasil. As aves vão ser alojadas no centro, onde serão preparadas para a soltura. A vinda das ararinhas foi acertada durante viagem na época o ministro Edson Duarte à Europa.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.