Existem diversas frases definindo o conceito de Democracia: semelhantes, meio distantes – de acordo ao interesse político ideológico de cada pessoa opinante no assunto. Com os exemplos a seguir quero aprofundar à discussão sobre o valioso tema, de valorização dos direitos sociais e valores institucionais.
Quem age a favor dela, e contra ela, são identificados por ato e semblante. O Brasil vem discutindo a Democracia a partir de 1500 com fases de retrocessos, avanços e busca da sua plenitude. Inclusive, um Documentário brasileiro chamado “Democracia em Vertigem”, concorre ao “Oscar” – Prêmio maior do cinema mundial.
Muito se tem confundido, ou valorizado os aspectos da Democracia: Seja na sua busca incessante de quem a defende verdadeiramente; e/ou quem há de conviver com ela, precisando ofendê-la.
A lei diz que a disputa eleitoral é direito de todos, porém, os preconceitos sociais e desigualdade econômica “impõem” maioria de candidatos e eleitos de cor branca, do sexo masculino e maior com poder aquisitivo! Deixando, de forma antidemocrática, que maiorias tenha menor chance de se eleger. O voto é direito de todos e a escolha do candidato é livre, mas, o eleitor necessitado, em maioria, vende e troca o voto, elegendo quem tem mais dinheiro, ficando ferido, gravemente, essas leis de defesa teórica da Democracia.
As oportunidades de estudo com formação em Nível Superior são díspar: negros; mulheres; pobres ficam como minorias beneficiadas, mesmo sendo maiorias no conjunto da sociedade! A regra vale, também, para acesso a emprego e como vítimas de crimes.
Inclusive aqui se tem confundido liberdade com está fora da prisão! Ter necessidade de viajar e não possuir o dinheiro para pagar as despesas da viagem, é ficar privado desse direito – dessa necessidade. Ficar sem cercear qualquer desejo, inclusive, o de alimentar-se, por falta de condição financeira, fica atrofiada a condição de Democracia. A pessoa é livre para falar, mas, se o Sistema antidemocrático se sentir atingido, ameaça e até assassina a quem viver criticando em nome da Democracia!
A Democracia, em sua plenitude, é um processo de construção histórico: No Brasil já se têm, ou se teve, avanços importantes; Vez em quando ouve retrocessos chamados de “Golpe”, em formatos e dimensões diferentes! Desigualdade social, concentração renda, privilégio de poucos em detrimento do empobrecimento da maioria (...), denunciam a baixíssima intensidade do conceito de Democracia. A luta de defesa da democracia não pode, nem deve ter dono – ela é de todos e todas que primam por isso, ela, a Democracia em plenitude, anuncia um elevado estágio da civilização humana!
Laurenço Aguiar – Defensor da Democracia Participativa e Plena.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.