O movimento musical consagrado mundialmente pelo juazeirense João Gilberto e pelo carioca Antônio Carlos Jobim é comemorado a cada 25 de Janeiro como Dia Nacional da Bossa Nova. E às margens do Rio São Francisco, na terra natal do criador da Bossa Nova a data será lembrada numa homenagem realizada na próxima sexta-feira (24), das 8h às 12h, no Memorial Casa da Bossa Nova, na praça da Bandeira, ao lado da Catedral de Juazeiro.
O evento que é aberto ao público será voltado em especial para alunos das escolas municipais e estaduais. Maurício Dias, superintendente de Cultura e Turismo do município, explica que o público vai poder participar de “uma palestra musical contando um pouco da história da Bossa Nova e a relação com o violão, além de apresentação de vídeos, documentários e peças do acervo particular de João Gilberto”.
A data de 25 de Janeiro, escolhida para o Dia Nacional da Bossa Nova, é dia de nascimento de Tom Jobim e começou a ser comemorada em 2010, quando entrou em vigor a Lei 11.926, de 17 de abril de 2009, por iniciativa do então deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ). Para o secretário Sérgio Fernandes, titular da Seculte, a homenagem “tem como objetivo reverenciar a obra imortal dos dois artistas, em especial expressar o carinho do juazeirense pelo seu filho ilustre João Gilberto”.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.