A Prefeitura de Petrolina participou, nos dias 4 e 5 de dezembro, do II Fórum Perinatal e II Mostra de Experiências Exitosas, que aconteceram em conjunto na Faculdade Uninassau. Com a temática “Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde da Mulher como Estratégia para Redução da Mortalidade Infantil”, o evento contou com representantes dos municípios da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres).
Durante o encontro, foram apresentados 16 trabalhos desenvolvidos nos serviços dos municípios da VIII Regional, e Petrolina levou o segundo lugar na mostra de experiências exitosas, com o trabalho “Implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil: vivências nas oficinas de trabalho”.
“Essa estratégia tem como objetivo a qualificação do processo de trabalho dos profissionais que atuam na Atenção Básica com a finalidade de incentivar e reforçar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no campo do SUS”, destaca a gerente do Núcleo de Educação e Saúde de Petrolina, Lorenna Ferraz.
Nesse cenário, a prefeitura vem fortalecendo as equipes de Saúde da Família a partir da interação, troca de conhecimentos e experiências entre os atores envolvidos. “As metodologias ativas de aprendizagem permitem que o conhecimento sobre aleitamento materno e alimentação complementar seja aperfeiçoado a partir das experiências vivenciadas no dia a dia de trabalho nas unidades de saúde com as famílias, sempre levando em consideração as crenças e saberes construindo vínculos com estes usuários”, finaliza Lorenna.
Evento
O Fórum também proporcionou a discussão dos dados de mortalidade infantil da Regional à luz dos componentes da Rede Cegonha. Organizado pela Gerência Regional, o debate ainda permeou a assistência pré-natal, assistência ao parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança, especificamente a primeira semana de vida, e regulação.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.