A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, agora no final de novembro (28 e 29) uma atualização do calendário vacinal dos seus funcionários e colaboradores. Foi aplicada a vacina Tríplice Viral e mais de 180 profissionais foram imunizados contra sarampo, rubéola e caxumba.
A inciativa faz parte da campanha nacional contra o sarampo que está acontecendo em todo o Brasil. Em Petrolina, primeiro foram imunizadas as crianças, depois os jovens de 20 a 29 anos que não estavam com a carteira de vacinação em dia.
"Como os profissionais de saúde fazem parte do grupo de risco, a UPAE também recebe do SUS as doses, que chegam através do Programa Municipal de Imunização. Todas as campanhas nós realizamos e mantemos o calendário dos nossos funcionários em dia", relata a enfermeira gerente da epidemiologia, Simone Teixeira.
"Solicitamos as doses de acordo com o nosso percentual de profissionais e sempre que as vacinas são disponibilizadas pela secretaria nós ofertamos", complementa.
Além de ser importante para o funcionário/colaborador, a vacina protege os pacientes/usuários da contaminação cruzada. "Os profissionais também podem ser vetores de doença, por isso, precisam estar sempre cuidando da saúde e buscando, sobretudo, a prevenção", esclarece.
Vale ressaltar que a vacinação da UPAE acontece apenas para funcionários (de todas as faixas etárias). Para a população em geral a referência é o posto de saúde.
A vacina Tríplice Viral é feita com vírus vivos atenuados, é injetava através de via subcutânea, deve ser tomada a partir dos 11 meses de idade e nos momentos em que ocorrerem as campanhas de seguimento para vacinação contra o sarampo, rubéola ou caxumba.
A campanha em Petrolina também encerrou no último dia 29, mas a vacina costuma estar disponível durante todo o ano nas unidades básicas de saúde.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.