O longa-metragem ‘Saúde! Velho Chico’, que documenta as mudanças ambientais sofridas pelo rio São Francisco desde o início do século XX até os dias de hoje será lançado nesta terça-feira (3), às 19h, no circuito Saladearte Cinema do Museu, em Salvador.
Em 1912, os cientistas Adolpho Lutz e Astrogildo Machado realizaram uma expedição ao rio São Francisco para investigar as condições de saúde da região. Utilizando fotografias desta expedição, pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) voltaram ao Velho Chico para documentar as mudanças ambientais e seus reflexos na vida de seus habitantes. Ao todo, são 52 minutos de gravação, em que moradores de diversas cidades banhadas pelo São Francisco fazem relatos que ajudam a traçar o atual cenário do rio.
Dirigido por Stella Oswaldo Cruz Penido, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Eduardo Vilela Thielen, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o filme estreia na TVE Bahia na sexta-feira, 6 de dezembro, às 21h30, e em horário alternativo na segunda-feira (23), às 19h, e na quarta-feira, 01 de janeiro, às 21h30. A exibição é uma parceria com a VideoSaúde, por meio do Canal Saúde, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
A sessão de lançamento será seguida de um debate com o diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalves, com a diretora da Fiocruz (BA), Marilda Gonçalves, e com o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Roberto Franke.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.