A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária/ADEAP, realizou na sexta-feira (22) e sábado (23), no Colégio Manoel de Souza Bonfim, sede do distrito de Abóbora, mais uma capacitação do projeto Fortalecendo o Semiárido, ministrada pela tecnóloga em alimentos da ADEAP, Ataildes Pinheiro.
Doze microempreendedores participaram da atividade que teve como objetivo despertar e aprimorar o empreendedorismo dos moradores daquela comunidade. "O projeto Fortalecendo o Semiárido tem várias vertentes, além das práticas alimentares que inclui o preparo dos alimentos, informações sobre boas práticas, como atender bem, estímulo à alta estima, e outros; também buscamos desenvolver o lado empreendedor da população através de experiências que possibilitam enxergar oportunidades", explicou a tecnóloga em alimentos da ADEAP, Ataildes Pinheiro.
Na ocasião foi realizada a capacitação sobre o beneficiamento da abóbora com foco nas flores, sementes, talo, folhas, casca e polpa, através do preparo de flores empanadas, picadinho e patê; bem como a capacitação sobre o beneficiamento da palma através do preparo do mousse, panqueca, beijinho e salada. "Uma grande satisfação participar desse importante curso. Fico grata por ter a oportunidade de ampliar o meu conhecimento sobre a culinária em geral. Preparar pratos saborosos e únicos é muito importante", frisou a dona de casa Maria Rodrigues.
Para a moradora da localidade, Marinalva Maria dos Santos, o curso possibilita o acesso a conhecimento. "Poder aprender a fazer pratos saborosos com todas as partes da abóbora é muito gratificante. Sempre tive essa consciência de comer produtos saudáveis e aproveitar o fruto como um todo, é rico e satisfatório", disse. Já para Tânia dos Santos os pratos a base da palma foi uma feliz novidade.
"Hoje elaboramos diversos pratos deliciosos a base da palma e fico feliz por ter a oportunidade de ampliar o meu conhecimento sobre a culinária em geral. Preparar pratos saborosos e únicos é muito importante", observou. Vale destacar que o beneficiamento desses alimentos é uma forma de mostrar à comunidade da zona rural, possibilidades existentes de uma alimentação alternativa.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Elayne Borges, o 'Fortalecendo o Semiárido' tem possibilitado um grande avanço para o empreendedorismo da zona rural de Juazeiro. "Um dos objetivos da prefeitura através da ADEAP é fomentar e fortalecer políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico da sede e do interior do município. O projeto tem buscado para essas pessoas, oportunidades de crescimento, aprendizado e incentivo. Estamos satisfeitos com os resultados", declarou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.