A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Elayne Borges, esteve representando o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, na manhã desta terça-feira (19), na Embrapa Semiárido, em Petrolina, durante a cerimônia de abertura da oitava edição do Semiárido Show. O evento que tem como tema "Inovações e Dinâmicas de Desenvolvimento Regional", objetiva possibilitar conhecimentos e informações gerados pela Embrapa e instituições parceiras, que dinamizem a produtividade e sustentabilidade da atividade na região.
Iniciado hoje, o Semiárido Show se estende até sexta-feira (22) e conta com uma programação diversificada que contempla capacitações por meio de mais de 50 minicursos, palestras, oficinas e seminários temáticos, bem como a exposição em campo de inovações tecnológicas. De acordo com Pedro Gama, chefe geral da Embrapa Semiárido, o evento visa contribuir com o desenvolvimento do semiárido brasileiro. "Nessa edição da feira, pretendemos desenvolver políticas públicas voltadas para área rural de toda região", disse.
Em seu discurso o Superintendente da Agricultura Familiar (SUAF) e representante do governo do estado da Bahia, Ademilson da Rocha (Tiziu), falou da importância da Agricultura Familiar para a população brasileira. "A agricultura familiar é a mão que alimenta a nossa nação, ela representa 70% do alimento da mesa do brasileiro, por essa razão devemos cada vez mais valorizar esse tão importante setor", destacou. Já o secretário de Desenvolvimento Agrário e representante do governo de Pernambuco, Edilson Peixoto também enalteceu a agricultura familiar e destacou o sucesso do evento.
"A agricultura familiar representa um dos poucos setores com crescimento e resultados positivos em 2019. Acredito que iremos comemorar mais uma grande edição desse evento", disse. Na ocasião foi realizado o lançamento de livros voltados ao setor da agricultura, pecuária e agronegócio, dentre eles, a obra "Agricultura Familiar dependente da chuva no Semiárido", que também está disponível na versão online através do site da Embrapa.
Vale destacar, que a feira ocupa uma área de aproximadamente 20 hectares da Embrapa Semiárido, na zona rural de Petrolina, no sertão de Pernambuco; e conta com estandes institucionais, com exposição de empreendimentos regionais que divulgam e dão maior visibilidade a produtos e serviços públicos e privados, ampliando, assim, as oportunidades de parcerias, de fortalecimento de mercados e de assertividade das políticas públicas.
Lúcia Gato, representando o chefe geral da Embrapa, Sérgio Moretti, agradeceu a todos os presentes. "Quero agradecer aos presentes por prestigiar esse tão importante evento e aos organizadores por possibilitar mais um ano do Semiárido Show", disse.
Para a titular da ADEAP, Elayne Borges, o evento possibilita a difusão de conhecimentos e tecnologias sobre as potencialidades do Semiárido brasileiro. "Temos a possibilidade de tornar as pesquisas desenvolvidas no âmbito da agricultura familiar acessível às famílias, estudantes, num espaço que reúnem serviços, tecnologias, produtos e capacitações de fácil acesso e aplicação de baixo custo", frisou.
A solenidade de abertura reuniu representantes de instituições ligadas ao setor, associações, comunidades quilombolas, estudantes e sociedade civil organizada.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.