A Rede do Sistema Único de Saúde (SUS), em Sobradinho, vem se fortalecendo, graças aos investimentos e ao desempenho da gestão municipal que organizou o atendimento, visando otimizar a oferta de serviços.
"A gestão se preocupa em oferecer um atendimento de qualidade tanto as Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres. Seguimos as normas do Ministério da Saúde para identificar nossas unidades, assim como para determinar os tipos de atendimento oferecidos por cada uma delas", explicou a secretária de saúde, Maysa Sanjuan.
Em Sobradinho, o Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres é o responsável pelos atendimentos de urgência e emergência. Acidentes de carro ou moto, paradas cardiorrespiratórias, AVCs ou derrames, politraumas e intoxicações são alguns exemplos dos casos que devem ser direcionados para a unidade.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) devem ser a porta de entrada da população para os atendimentos, onde são ofertados os serviços ambulatoriais e ações preventivas.
"Cada unidade de saúde de nosso município se complementa, é imprescindível que a população compreenda o objetivo de cada uma delas e saiba qual delas procurar, pois a organização dos atendimentos da rede é importantíssima para a eficiência das unidades. Deve-se saber que o hospital fica a cargo dos atendimentos emergenciais com maior complexidade e daqueles que apresentem situações que necessitam de internação, se esse não é o caso, a população deve-se encaminhar para a UBS de sua quadra, pois elas não são apenas para as consultas agendadas, elas são a porta de entrada do cidadão na rede do SUS", concluiu Maysa Sanjuan.
Para orientar a população, a Secretaria de Saúde criou um card informativo, onde constam os serviços disponibilizados.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.