Após a homologação do resultado final da CONSULTA ELEITORAL INFORMAL PARA O REITORADO 2020-2024 da qual participamos Prof. Virgínia Passos, como candidata a reitora, e Prof. José Américo como candidato a vice, na Chapa 4 – AVANÇA UNIVASF, queremos expressar duas questões que tem nos deixado inquietos desde o final da apuração. São questões que julgamos relevantes e devem ser consideradas por todos. No intervalo de tempo entre o final da apuração até hoje, dia que conseguimos com tranquilidade escrever esta carta aberta, acompanhamos alguns debates que só ratificam a importância de tornar público estas inquietações, que as apresentaremos abaixo, como forma inclusive de esclarecer alguns mal entendidos.
1) Ao longo da campanha as chapas se posicionaram diferentemente em relação à participação da eleição no CONUNI caso não vencessem a Consulta Informal, embora todos os candidatos expressassem que defendiam a democracia (nem vamos discutir aqui as incoerências e divergências). O nosso posicionamento foi que só participaríamos do processo eleitoral no CONUNI caso saíssemos vencedores da consulta. Ficamos em terceiro lugar, e como é de conhecimento de todos os que se envolveram nesse processo, não vamos participar da eleição no CONUNI. Entendemos que o fato de termos ficado em terceiro lugar na consulta informal não é condição para constarmos em terceiro lugar na lista tríplice. A lista tríplice deve ser composta pelos três candidatos mais votados pelos conselheiros, sendo imprescindível garantir que o reitor ou reitora que venha a ser nomeado(a) garanta o projeto escolhido pela comunidade acadêmica nos próximos quatro anos. Já que a defesa do que é ou não democrático, ou o que é ou não golpe, se apresentou bem divergente entre os candidatos destacamos uma pergunta para que todos entendam nosso posicionamento: Os candidatos que não venceram a consulta informal aceitam arriscar serem nomeados pelo presidente para reitor da UNIVASF? O projeto apresentado pela Chapa 4 – AVANÇA UNIVASF não foi escolhido pela comunidade acadêmica, e por isto NÃO aceitamos correr risco de sermos nomeados por um governo antidemocrático, que vem demonstrando posicionamento de intenso desrespeito a princípios democráticos, de ataques a nós servidores públicos e de ameaças à universidade pública. Aproveito para esclarecer que este nosso posicionamento não é RENÚNCIA, como vem circulando em algumas mensagens nas redes sociais. Fomos candidatos na Consulta Informal, e participamos até o fim, nos fazendo presentes em todos os momentos e espaços deste processo que finalizou com a homologação do resultado final. E como cidadãos e servidores públicos continuaremos defendendo a democracia, permaneceremos resistentes e vigilantes em defesa da universidade pública e do papel da universidade na garantia da dignidade a todos os cidadãos indistintamente. Jamais renunciaremos da luta em defesa da UNIVASF.
2) A Chapa 3 consagrou-se vitoriosa na consulta informal já no primeiro turno, vencendo em todos os segmentos. Ao final da apuração parabenizamos o Prof. Télio e outros colegas pelo resultado, desejando sucesso na eleição no CONUNI de forma a fazer valer o desejo da comunidade acadêmica expresso na Consulta Informal. Não obstante, consideramos relevante apresentar uma reflexão que por mais de uma vez estivemos debatendo entre nós: em que medida a vitória da chapa 3 (chapa da situação) representa a aprovação de tudo que vivenciamos na UNIVASF nos últimos anos? Vamos continuar acompanhando os mesmos fatos e episódios que tanto nos inquietaram? É importante refletir se essa vitória representa em alguma medida rejeição às demais chapas, e não apenas irrestrita aprovação do que estamos tendo, principalmente em tempos de tamanha instabilidade e insegurança pelo qual passa nosso país.
Consideramos que estas são questões que todos nós devemos refletir, pois nossa compreensão definirá a forma como poderemos nos posicionar em defesa da UNIVASF nos próximos quatro anos, mesmo sem estarmos à frente da gestão. Desejamos a compreensão de todos, tanto dos nossos eleitores como daqueles que escolheram uma das demais chapas, dos colegas servidores e dos estudantes, em relação ao nosso posicionamento neste momento. É fundamental termos CORAGEM e COERÊNCIA para o que teremos a enfrentar juntos.
Petrolina (PE), 11 de novembro de 2019
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.