A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Elayne Borges e a equipe do Serviço de Inspeção Municipal da ADEAP, participaram nesta quarta-feira (06), no SETAF em Juazeiro, da capacitação realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e pelo Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONSTESF) sobre a prática do Sistema do Serviço de Inspeção Municipal (SISSIM) nos municípios do território.
Na ocasião o analista de sistema da CAR, Gustavo Cardoso, fez uma apresentação detalhada do SISSM, um sistema online desenvolvido pela CAR, que será aplicado nas secretarias de agricultura dos municípios que possuem a lei e o decreto do SIM, já aprovados. Vale destacar que o município de Juazeiro, único do território com o SIM atuando, já tem acesso ao sistema e serve de modelo para os demais municípios.
“Hoje estamos apresentando o sistema e realizando um treinamento para os secretários de agricultura, médicos veterinários e técnicos dos municípios com leis de implantação do SIM, já aprovadas. Esse treinamento é para a utilização do sistema, que tem a finalidade de cadastrar os estabelecimentos que almejam ou já possuem a certificação com o SIM e registrar as inspeções que foram ou estão sendo realizadas”, explicou.
Gustavo informou também que o SISSIM é só um meio para guardar as informações já existentes nos serviços de inspeção. "É uma ferramenta que possibilitará a criação de relatórios e a comunicação entre as prefeituras sobre questões ligadas aos empreendimentos cadastrados", disse. De acordo com o engenheiro agrônomo da ADEAP, Tiago Gomes, contribuir com as experiências que o SIM de Juazeiro tem adquirido desde a sua implantação, possibilita maior interação entre os municípios.
“Transmitir a experiência positiva de Juazeiro na implantação do SIM aos técnicos e gestores das secretarias de agricultura dos municípios que integram o Território é muito importante. Já utilizamos o sistema, mas acredito que essa troca só possibilita a melhoria do trabalho”, frisou.
Para a secretária Elayne Borges, desenvolver um trabalho em conjunto, beneficiando todos os municípios através do SIM, é importante para o desenvolvimento do empreendedorismo no território. “Já realizamos certificações em dois empreendimentos do município: o entreposto de ovos localizado no distrito de Massaroca e a queijaria núcleo instalada na comunidade de Cacimba do Silva em Itamotinga. O SIM aumenta o poder de vendas dos empreendimentos certificados, garante produtos de qualidade e possibilita o crescimento econômico do município”, destacou Elayne.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.