Em nota encaminhada nesta manhã ao Blog GJ Notícias, a Secretaria Municipal de Saúde/SESAU, em Juazeiro-Ba, comunicou uma redução temporária dos serviços do SAMU, no município, em função da retenção das macas das ambulâncias em hospitais da região.
De acordo com a nota, a retenção das macas esá impedindo, em determinados momentos, que as ambulâncias de atendimento de urgência se desloquem para novos chamados da população.
A retenção de macas em hospitais é um problema que se arrasta a tempos, já foi motivo de debates em outras oportunidades, mas, ao que parece, não tem uma solução, deixando a população desguarnecida em situações de emergência.
Em alguns municípios brasileiros esse problema também vem ocorrendo e já foi motivo inclusive de ações judiciais, a exemplo de João Pessoa-PB, onde a Justiça concedeu liminar em caráter de urgência, requerida pelo Ministério Público da Paraíba, determinando que hospitais não retenham macas do SAMU indevidamente ou por tempo superior a 30 minutos, sob pena de multa por equipamento não devolvido.
Na nota, encaminhada às 08:04 desta segunda-feira, a SESAU não informou quais hospitais estariam retendo as macas, nem que procedimentos estariam sendo tomados para resolver esse problema.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.