A ONG Liberdade PE, organização Pernambucana que defende valores liberais, lançou essa semana o Ranking dos Prefeitos de Pernambuco que por meio de dados públicos formaliza um ranking das gestões municipais do estado. Em Petrolina a organização tem como associado e representante o pesquisador Alan da Silveira que destaca a importância de iniciativas assim para o debate público: "Construímos um ranking que une dados públicos dos principais organismos de controle e compilamos em um só lugar. Esses dados falam sobre eficiência em diversos setores da administração." Alan destaca que todos os dados são confiáveis pois são levantamentos de órgãos de controle nacionais: "Bom, a nossa organização levantou dados de órgãos nacionais como o DATASUS, TCE-PE, CAPAG e outros."
O projeto "Ranking dos Prefeitos de Pernambuco" levanta dados de 6 áreas e as destaca no seu site ( https://www.rankingprefeitospe.ong.br/) são eles: Transparência, finanças, Empregos, saúde, educação e segurança. Com base nesses dados é criado um ranking de "Melhores" e "piores". Ainda seguindo a sua missão de aprimorar e trazer transparência para o debate político, o site tem uma área destinada a apontar os gestores municipais que estão sendo investigados por supostas irregularidades. "Queremos melhorar o debate político, trazer transparência e afastar aqueles que buscam fazer da vida pública um local antiético" afirma Alan da Silveira.
O projeto não leva em consideração qualquer ideologia ou filiação partidária para desenvolver o ranking de melhores ou piores, mas objetivamente os dados públicos. De acordo com a lista da ONG o prefeito com melhor colocação em finanças é o de Cachoeirinha, Ivaldo do PSB. Já em transparência, é o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira do PL. Na saúde, a gestão de Aline Freire (PL), de Terra Nova, é considerada a melhor.
Em Petrolina o Prefeito Miguel Coelho figura em 90º no Ranking Geral. Na área de saúde é onde tem o seu pior resultado, fica em 142º e na área de transparência é onde tem o melhor, fica em 11º.
O representante da ONG em Petrolina, Alan da Silveira, destaca a importância do ranking para o prefeito: "Miguel precisa olhar para esse ranking com bons olhos e entender que por mais que venha fazendo uma excelente gestão, há muito o que melhorar." e crava "A diferença de grandes gestores é saber identificar dados como meios de melhorarem as suas gestões, esperamos que isso possa alertar ao prefeito e aos pretendentes a ocupar a prefeitura de que não podem se acomodar com pesquisas de opinião pública".
O Presidente da ONG Augusto Jatobá fala que esses dados, em alguns casos, podem acabar enganando: "Em muitos casos, o melhor é o menos pior. Se em um índice que vai de, supomos, 0 a 10, o líder tem 3,5, ele não teria nada de que se orgulhar. Tem prefeitos que se estão postando como se estivessem muito bem, mas quando atualizarmos o ranking eles podem cair de primeiro ou segundo para centésimo".
O pesquisador Alan destaca "queremos elevar o debate público e político com dados isentos e reais. Não queremos que o Brasil permaneça essa bola de achismo, o debate político precisa crescer".
ONG Liberdade PE
A ONG Liberdade.PE é uma instituição suprapartidária, sem fins lucrativos e que não recebe recursos públicos. Trabalhamos a favor da liberdade econômica, contra a corrupção e os privilégios.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.