Representantes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, participaram na manhã de quarta-feira (23) de uma reunião de alinhamento com a Atenção Primária, Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde, Coordenação Estadual de Atenção à Saúde e Complexo Regulador da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres).
O encontro aconteceu na sede da gerência regional e teve como objetivo discutir o protocolo de acesso ao pré-natal de alto risco, o fluxo de acesso às consultas médicas na UPAE e nos municípios, o papel das referências e contra-referências dentro da rede, e os processos regulatórios ambulatoriais de competência do governo do estado.
A ação faz parte das atividades programadas para o enfrentamento da Mortalidade Infantil na VIII Região e busca de melhorias por uma assistência à saúde de qualidade e equalitária. Participaram os municípios de Afrânio, Dormentes, Cabrobó, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.
Falou em nome da UPAE, a coordenadora médica, Bruna Spíndola, que ratificou o perfil da Unidade e a oferta de serviços na atenção especializada. E pelo HDM, os médicos Stênio Galvão e Guilerme José, que explicaram sobre o perfil da mulher de alto risco e os principais motivos de devolução para a atenção primária.
"Acho esse alinhamento de extrema importância, pois, se cada paciente for atendido no serviço certo, a saúde como um todo ganha em resolutividade e oferta de vagas", ressaltou Guilherme. Dra. Bruna também parabenizou a iniciativa: "Acho válido e significativo, pois todos nós trabalhamos em rede e em prol da população".
De acordo com a coordenadora de regulação da VIII Geres, Maristela Almeida de Carvalho, a vinda de uma UPAE para Petrolina representou um divisor de águas. "Existe o antes e o depois deste serviço. A UPAE tem feito o diferencial no apoio diagnóstico e atuado com extrema competência dentro do que se propõe", reconheceu.
Sobre o Dom Malan, ressaltou: "É a nossa referência de urgência e emergência para a Rede PEBA e a referência ambulatorial para a VIII Geres. É uma sobrecarga grande e nós precisamos fazer de tudo para desafogá-lo. Acredito que com esse alinhamento conseguiremos melhorar os fluxos".
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.