Nesta quinta-feira (17) é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. Neste dia, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, reforçam o valor da data instituída pelo Ministério da Saúde e aderem à campanha.
A vacina está entre as medidas mais eficazes de prevenção a doenças e epidemias, pois agem estimulando o corpo a produzir respostas imunológicas que protegem contra vários tipos de microrganismos. Desde a criação da primeira vacina, em 1776, pelo britânico Edward Jenner, milhares de vidas foram salvas em todo o mundo. No entanto, nos últimos anos um movimento contrário a vacinas vem colocando em risco esse legado.
O movimento 'antivacina' presta um enorme desserviço à sociedade, na medida em que muitas pessoas estão deixando de se vacinar globalmente. Devido a isso, doenças consideradas controladas ou até mesmo erradicadas estão ressurgindo. Este ano, a campanha vem alertar a população do Brasil para os riscos de não manter o cartão de vacinação em dia.
Em Pernambuco, por exemplo, este ano houve um aumento de 51% nos casos de sarampo em apenas uma semana e a medida mais eficaz de proteger a população contra o avanço dessa doença é justamente através da vacinação. Em Petrolina, acontecerá o Dia D da Vacinação neste sábado (19).
Inclusive, esta campanha de vacinação contra o sarampo, que segue orientação do Ministério da Saúde, tem dois grupos como público alvo. A primeira etapa vai até o dia 25 de outubro e irá imunizar somente crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 de novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.
Vale ressaltar que além dos grupos de risco, gestantes e idosos também devem ficar ligados no calendário vacinal. Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) a atenção básica é a responsável pela vacinação. Para maiores informações é só procurar o posto de saúde do bairro, de preferência com a carteira de vacinação em mãos.
No HDM e UPAE, o setor de epidemiologia garante a imunização dos funcionários e colaboradores. "Os profissionais de saúde fazem parte do grupo de risco e aqui o nosso exemplo começa em casa. Sempre que a Secretaria de Saúde libera as doses a gente faz a vacinação no serviço mesmo para facilitar a vida do nosso trabalhador", garante a gerente de Epidemiologia da UPAE, Simone Teixeira.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.