Educadores de Petrolina e do Vale do São Francisco terão a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. É que entre os dias 24 e 25 de outubro, a cidade pernambucana sediará o "II Encontro Semiárido e Educação: convergências, impasses e possibilidades". O evento é coordenado pela Fundação Joaquim Nabuco em parceria com a Prefeitura de Petrolina.
O encontro deve reunir profissionais dos estados do Nordeste e do Norte de Minas Gerais; representantes da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, além de prefeitos de municípios contemplados com essa pesquisa. Na oportunidade, os participantes poderão deixar suas contribuições para o desenvolvimento de alternativas de convivência e de práticas educativas escolares e não escolares voltadas para a região semiárida brasileira.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) defende que os professores utilizem elementos da contextualização e da realidade local em suas práticas de ensino, possibilitando ao aluno a oportunidade de compreender melhor, suas potencialidades e alternativas de convivência e despertar nele o interesse pelos conteúdos que dizem respeito a sua realidade.
Para Rosangela da Costa, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, é de fundamental importância abordar essa temática com os profissionais da rede municipal de ensino de Petrolina. "Trabalhar Educação Contextualizada é possibilitar uma educação que considere o contexto dos sujeitos, dialogue com os mesmos na construção de um conhecimento de mundo. Tenho certeza que essa será uma ótima experiência para os nossos professores", destaca.
As inscrições vão até o próximo dia 23 e devem ser feitas através do endereço eletrônico: https://www.fundaj.gov.br/index.php/ii-encontro-semiarido-e-educacao. A participação no evento é gratuita.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.