“Os desastres não são fenômenos naturais". Este é o tema principal do V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (Cobeai), organizado pelo Programa Escola Verde, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Pela primeira vez, o Cobeai acontecerá fora da Univasf e será realizado este ano na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracaju (SE), no Campus São Cristóvão, de 6 a 8 de dezembro. O evento é direcionado a professores, estudantes, pesquisadores e ambientalistas.
As inscrições podem ser realizadas no site do V Cobeai até 15 de novembro e presencialmente na data e local do evento. O valor da taxa de inscrição varia entre R$40,00 e R$200,00 a depender da categoria em que o participante se encaixa e da data da realização da inscrição. A submissão de trabalhos, que pode ser feita até 30 de outubro, também deverá ser realizada através do site, após a inscrição e pagamento da taxa. São 12 Grupos de Trabalho que tratam sobre a temática socioambiental, de educação e de educação ambiental. Caso aceito, o trabalho será publicado nos Anais do Evento e poderá ser apresentado em forma de banner ou apresentação oral.
O congresso acontecerá simultaneamente ao VIII Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar (WEAI), evento pioneiro e que inspirou a criação do Cobeai. O evento conta com apoio da UFS, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e outras instituições de educação e socioambientais do estado de Sergipe.
De acordo com o coordenador Geral do evento, professor Paulo Ramos, o congresso já tem com 500 inscritos confirmados. A programação conta com palestras, exposições científicas, exposições artísticas, minicursos, oficinas, mesas redondas, apresentações dos Grupos de Trabalho e apresentações culturais. A programação detalhada pode ser encontrada no site. O principal objetivo do V Cobeai é debater e compartilhar experiências sobre a Educação Ambiental e os diferentes aspectos e problemáticas que estão nos campos da Educação e do Meio Ambiente. A temática central do evento foi pensada para que os aspectos culturais, econômicos, étnicos, políticos, religiosos e sociais sejam considerados na análise, compreensão e enfrentamento de fenômenos e problemáticas socioambientais.
A partir desta edição, o Cobeai passará a ser realizado em diferentes instituições, tornando-se itinerante. Durante o último Cobeai, que aconteceu em 2018 na Univasf, três instituições se candidataram para sediar o evento. Com esta iniciativa, os organizadores visam tonar mais acessível a participação dos interessados de todo o país, descentralizando o evento e enriquecendo-o com diversidade cultural. “Estamos muito satisfeitos, pois o Cobeai é um evento que nasceu em 2012 na Univasf de forma muito modesta, como apenas um Workshop, e que hoje já se espera que seja um marco com a expansão para todo o país”, destaca.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.