Empreendedorismo é uma das decisões mais importantes na vida, como é quando você optar por transformar sua ideia de negócio em uma empresa rentável.
Então analise se há uma necessidade real - para que seu produto ou serviço seja vendável - e se você tem os recursos para satisfazê-la.
Certifique-se de que não comete erros e tome nota das seguintes dicas para conduzir seu projeto em direção ao sucesso.
Como avançar com um projeto bem-sucedido?
Ter um negócio e perceber como vender mais não é uma tarefa simples. Mas, as dicas que temos para si podem fazer verdadeiramente a diferença.
1. Domine o seu mercado
Este é o primeiro passo a dar antes de iniciar um negócio. Desta forma, você saberá detalhadamente o que está acontecendo no ambiente onde seu negócio será desenvolvido.
Concentre-se no seu setor e detete qual é a oferta existente. Com base nesta pesquisa, desenvolva sua "vantagem única de compra", que responderá a esta pergunta que o cliente certamente lhe fará: Por que comprar de você? A resposta deve incluir tanto as vantagens como os benefícios que distinguem a sua empresa das outras.
2. Criar um plano de negócios
A ideia simples pode ser complicada, mas é mais simples do que pensas. Neste documento você deve incluir os objetivos de sua empresa (curto, médio e longo prazo), as estratégias para alcançá-los, a estrutura da organização, o orçamento que você precisa para financiar seu projeto e soluções para resolver problemas futuros.
Ter um plano escrito irá ajudá-lo a manter seus objetivos claros, você será capaz de atrair investidores, solicitar créditos e facilitar a integração e treinamento de novos elementos para sua equipe de trabalho. Atualize-o pelo menos duas vezes por ano.
3. Defina quem é o seu cliente
Estude o comportamento e os padrões de consumo do seu mercado alvo. Por exemplo, o ritmo de vida e os tempos de viagem nas cidades não permitem que as pessoas comam em casa.
A partir desta situação, você pode concluir que há uma oportunidade de negócio em oferecer alimentos saudáveis com serviço de escritório.
Para facilitar a tarefa de identificar seus potenciais consumidores, considere variáveis como gênero, idade, nível socioeconômico e localização geográfica, bem como escolaridade e estilo de vida.
4. Ouça os seus futuros compradores
A chave para uma empresa ser bem recebida no mercado é dar ao cliente o que ele precisa. Isso é tudo? Não. O ideal é exceder as suas expectativas.
Um dos erros mais comuns é acreditar que o seu negócio será um sucesso só porque você gosta dele. Por exemplo, abrir uma loja de videojogos numa área onde a maioria da população tem mais de 50 anos.
5. Analise a sua concorrência
Oito em cada dez empresários negligenciam os "concorrentes" como fator de avaliação. Isto é basicamente porque o empresário tem uma alta auto-estima e esquece que existem outros players no mercado.
Portanto, sua missão é estudar o que outras empresas fazem no mesmo campo onde você está. Analisar suas características e verificar se elas realmente atendem às necessidades dos consumidores.
Se você quiser se posicionar entre as melhores opções, você tem que se diferenciar do resto. Não se trata de descobrir o fio negro, mas sim de ousar inovar sem perder de vista o seu principal objetivo: o cliente.
6. Elaborar um plano de marketing
Este documento irá ajudá-lo a definir a direção que o seu negócio irá tomar em três aspetos essenciais: situação do mercado, oportunidades e ameaças, bem como metas a serem alcançadas.
É também um bom recurso para que outros descubram quem é o seu negócio, como ele funciona e para onde o quer levar.
Tenha em mente que a qualidade do seu produto ou serviço hoje em dia já não garante o sucesso do negócio. O importante é criar uma campanha eficaz para divulgar o seu produto ou serviço entre os potenciais compradores.
7. Investir em tecnologia
Um computador - seja de secretária ou portátil - é uma ferramenta básica para o empreendedorismo. Com ele você pode elaborar seu plano de negócios, bem como seu plano de marketing, integrar bancos de dados e até mesmo fazer projeções financeiras.
E se estiver fora do escritório a maior parte do dia, agora também pode comprar um smartphone ou tablet, que lhe permite verificar o seu e-mail permanentemente, entre outras funções.
Por outro lado, aplicativos online como Facebook, Twitter, YouTube e blogs vão levá-lo pela mão para encontrar novos consumidores, manter contato com eles e dar-lhes um melhor serviço.
Outra tendência em tecnologia que já se soma e promete ser muito útil é o mobile marketing que consiste em enviar mensagens via celular para promover sua marca.
E então? Do que está à espera para tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso?
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