Prefeitura de Juazeiro capacita Moradores de Pinhões em mais uma oficina do projeto Fortalecendo o Semiárido

25 de Sep / 2019 às 20h00 | Variadas

A tecnóloga em alimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Ataildes Pinheiro, realizou na sede do distrito do Junco-Salitre, em Juazeiro, mais uma capacitação gastronômica do projeto "Fortalecendo o Semiárido". O projeto consiste na capacitação de empreendedores rurais do município, e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico dos produtores da agricultura familiar, bem como qualificar, valorizar e padronizar a cadeia produtiva.

"Hoje tivemos a oportunidade de orientar sobre comidas feitas por Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) à base da palma aos empreendedores da comunidade. Sempre é uma satisfação proporcionar conhecimentos da culinária, empreendedorismo e boas práticas, despertando as inúmeras possibilidades com os recursos disponíveis na sua propriedade", afirmou Ataildes, destacando que o curso contou com a presença de empreendedores de 18 a 50 anos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix, o 'Fortalecendo o Semiárido' tem possibilitado um grande avanço para o empreendedorismo da zona rural de Juazeiro. "Um dos objetivos da Prefeitura, através da ADEAP, é fomentar e fortalecer políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico da sede e do interior do município. O projeto tem buscado para essas pessoas oportunidades de crescimento, aprendizado e incentivo. Estamos satisfeitos com os resultados", declarou.

Durante a capacitação, os 16 empreendedores presentes aprenderam a elaborar produtos a base da palma, banana e bode, como panqueca, beijinho, suco, mousse, bolo, almôndegas, lasanha, kafta, rocambole e diversos tipos de saladas. "Uma grande satisfação participar desse importante curso, fico grata por ter a oportunidade de ampliar o meu conhecimento sobre a culinária em geral. Preparar pratos saborosos e únicos é muito importante", frisou a dona de casa Maria Aparecida de Jesus.

A utilização dos alimentos a base de PANCs é a forma de mostrar ao agricultor possibilidades existentes de uma alimentação alternativa. "Aconselho a todos experimentar porque realmente é fantástico, estou muito feliz com todo esse aprendizado", destacou a empreendedora Jeane Maria da Conceição.

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.