Pescadores dos municípios de Sobradinho e Juazeiro, no Sertão do São Francisco, têm sofrido com a baixa na produção. Segundo o Bahia Rural deste domingo (22), além dos problemas ambientais já conhecidos no Rio São Francisco, a temperatura da água neste período, mais baixa que a média do ano, faz com que diminua a produção. Segundo Adolfo Pinheiro, vice-presidente da Colônia de Pescadores de Sobradinho, em épocas normais cada pescador pesca em média de 10 a 15 kg. Atualmente eles conseguem apenas a produção para consumo deles mesmos do dia.
Em torno de 1,2 mil pescadores são afetados em Sobradinho. Conforme a ambientalista Mary Ann Saraiva, nesta época os peixes buscam águas mais profundas, próximas a pedras, para se aquecer, o que diminui a presença dos animais na superfície. Saraiva ainda explica que com a água fria toda a fisiologia do peixe fica limitada, o que inclui a reprodução.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.