Boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta segunda-feira (9) mostra que subiu para 14 o número de casos confirmados de sarampo em Pernambuco. As análises laboratoriais são realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e a Fiocruz-RJ.
Ao todo já são 457 casos suspeitos da doença. Do total, 86 já foram descartados, 357 estão em investigação e 14 foram confirmados. O levantamento inclui todas as ocorrências levadas ao Estado até a última sexta-feira (6). Dos casos confirmados, 3 são moradores do Recife, 3 de Caruaru, 1 de Frei Miguelinho, 1 de Santa Cruz do Capibaribe, 1 de Vertentes e 5 de Taquaritinga do Norte, incluindo uma morte, a de um bebê de 7 meses.
De acordo com o Programa Estadual de Imunização, o Estado registrou a aplicação de 574 mil doses da tríplice viral - que protege do sarampo, rubéola e caxumba -, neste ano. Entre julho e agosto, período de reforço extra, foram distribuídas 153 mil doses.
Vacinação: Crianças entre seis meses e menores de um ano devem tomar uma dose da tríplice viral. A vacina, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, é oferecida rotineiramente disponível gratuitamente nas salas de vacina do Estado.
Os seguintes grupos também devem ser vacinados:
- Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;
- Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;
- Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
O Ministério da Saúde não indica a vacinação para maiores de 49 anos, sob a justificativa de que as pessoas dessa faixa etária provavelmente já tiveram sarampo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.