Felipe Ribeiro de Oliveira, o Pikety, está entre os 35 atletas selecionados a Ultramaratona 1000 km. O único nordestino na prova. O desafio é para poucos: correr 1000 quilômetros em até 10 dias. O grande terá que fazer uma distância mínima diária de 100 km. A prova 1000 km – BRASIL, acontecerá em Paulo Frontim, interior do Rio de Janeiro, do dia 19 a 29 de setembro. A organização do evento selecionou os melhores currículos de ultramaratonistas de todo o mundo, foram somente aprovados 35 atletas. A prova está na 2ª edição e é a maior ultramaratona da América do Sul.
Felipe Pikety, profissional de Educação Física, tem uma empresa de cunho esportivo na região do Vale do São Francisco, com atuação principal em Juazeiro e Petrolina. A empresa conta com assessoria esportiva Pelaskdo Aventuras, loja de acessórios e organização de eventos esportivos. Além de ser um excepcional atleta, o também empreendedor, prepara atletas amadores da região que, seguindo o jovem professor, conquistam pódios nas corridas e provas de aventura.
Felipe Pikety tem 28 anos, atleta mais novo entre os selecionados, começou a correr ultramaratona aos 24 anos. Recentemente completou a prova de montanha, Ultramaratona dos Anjos Internacional (UAI), em Minas Gerais, quando superou 235 km de corrida em aproximadamente 56 hrs, na modalidade survivor (sem apoio). Outra prova de grande importância, considerada das mais difíceis do mundo, a BR135 (ultramaratona mais difícil do Brasil, devido a altimetria), recebeu o atleta já em duas edições, quando conquistou o quinto lugar (5º), em 2017 (com a apoio) e 2019 (survivor - sem apoio)
Felipe Pikety, em 2016, esteve entre os 5 melhores ultramaratonistas do mundo em sua categoria, quando “bateu” 227 km em 48hrs .
SOBRE A ULTRAMARATONA 1000 KM – BRASIL
Ultramaratona, com um limite máximo de 10 dias, permite total liberdade de ritmo para os corredores. Os atletas que serão declarados vencedores precisam correr 1.000 km (um mil quilômetros) no tempo mais curto. A prova será realizada em um circuito de 1200 metros, com elevações, chão natural mostrando irregularidades, dessa forma, os riscos são maiores; queda, torção, serão possibilidades para os que estarão competindo.
A competição vai contar com dias que terão início às 6:00 da manhã e fim às 00:00 da manhã do dia posterior, neste período o atleta deverá ter corrido no mínimo de 100 km por dia ( critério de desclassificação se não for respeitado). A prova ocorrerá entre os dias 19/09/2019 e 29/09/2019.
O único dia que o atleta é permitido correr menos de 100 km será o dia em que completará os 1000 km.
É obrigatório a todos parar às 00:00 h e recomeçar às 06:00 h, o atleta que em qualquer um dos dias não está no horário do início será considerado como desistente.
Desde o início do primeiro dia da competição até que o atleta termine sua competição, é proibido sair do circuito, tendo ele (a) a responsabilidade de trazer a sua tenda e acampar no circuito.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.