Investimentos de R$ 490 milhões devem gerar cerca de 250 empregos diretos e 1 mil indiretos na implantação de três parques de energia eólica no município de Sento Sé, norte da Bahia. O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), após a assinatura de protocolos de intenções, na última semana, por parte da empresa Brennand. Para o deputado estadual Tum (PSC), autor de dois projetos de lei que asseguram incentivos à geração de energia de fontes alternativas, o anúncio confirma o potencial da Bahia nesse setor.
Dado de abril de 2019 aponta a Bahia como líder no País em geração de energia eólica, com 147 parques e capacidade para abastecer 11 milhões de residências. De acordo com o parlamentar, a construção das usinas de Umburana de Cheiro, Serra do Fogo e Serra do Vento deve ser iniciada em breve, já que, "estimativa da SDE prevê que os parques devem começar a operar no primeiro semestre de 2021". A energia gerada desses equipamentos será vendida no mercado livre.
A chegada dos novos parques em Sento Sé reforça a liderança da região norte da Bahia na área. Além de Juazeiro, o município de Casa Nova abriga cinco usinas. A Casa Nova I está descontratado pela Chesf. A II e III estão em funcionamento. Enquanto isso, os Parques de Energia Fotovoltaica Sobrado I e Entep III estão em construção.
Geração de empregos – O primeiro leilão para exploração de energia eólica foi feito em 2011. Até 2019, a associação que reúne as empresas responsáveis pelos parques, estima terem sido criados 40 mil empregos diretos e indiretos na implantação e funcionamento desse tipo de equipamento. "Isso revela que, além de ser mais limpa, renovável, socialmente responsável, a exploração das energias limpas ainda contribui para manter nossa gente trabalhando", finaliza o deputado.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.