O secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (SEMAURB), Jadson Barros, recebeu nesta terça-feira, 06, em seu gabinete, o gerente de projetos da empresa CasaForte Eólica, Eduardo Oertli, e o supervisor de projetos Péricles Matos. O objetivo da visita foi apresentar o Projeto Vento da Serra Verde, que prevê a implantação de 71 aerogeradores (torres de energia eólica) em Juazeiro, próximo à divisa com Campo Formoso. O secretário ressaltou o compromisso da gestão com as causas ambientais e falou da importância da empresa na região.
“O prefeito Paulo Bomfim é um gestor atento as questões ambientais e está ansioso pelo Projeto Vento da Serra Verde. É preciso manter um meio ambiente equilibrado e este tipo de projeto é benéfico, tanto na produção de energia limpa, como também na geração de empregos, setor onde Juazeiro vem sempre se destacando. Com a implantação deste projeto, com certeza o município se firmará como grande pólo de energia renovável”, concluiu.
Em fase de análise pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), o projeto necessita de uma Comissão de Avaliação do Empreendimento e este passa pelo poder público e sociedade civil. Para Eduardo Oertli, a escolha por Juazeiro foi realizada a partir de estudos de viabilidade e também por a cidade estar adequada para receber tal investimento.
“Temos projetos em todo o Brasil, mas na Bahia nosso foco é a energia eólica, pois a região possui características propícias para tal implantação. Aqui em Juazeiro não foi diferente e a região foi escolhida pela topografia dela, com serras existentes na cidade e na divisa com Campo Formoso. O Projeto Vento da Serra Verde tem como finalidade a produção de 300mw(mega watts de potência), transformando vento em energia elétrica de maneira limpa e sustentável”, descreveu.
A empresa Casaforte Eólica espera iniciar a instalação até o início do segundo semestre de 2020, após o cumprimento das condições estabelecidas pelo INEMA (cláusula estabelecida) com período de conclusão entre 18 e 24 meses. Para que este prazo seja cumprido, serão contratadas entre 300 e 500 pessoas da região para execução dos serviços.
Eduardo Oertli explica que uma das condicionantes da empresa é a contratação de mão de obra local e, “a depender do andamento da obra e da necessidade podemos contratar até mais que 500 funcionários, o que deve movimentar e fortalecer o emprego na região. Nosso supervisor de projetos, Péricles Matos, é daqui de Juazeiro e, assim como ele, esperamos ter mais profissionais capacitados”, finalizou. O secretário esteve acompanhado da Diretora de Licenciamento Elayne Borges, da gerente de Licenciamento ambiental Josefa Galdino e da Supervisora de Educação Ambiental Ítala Alves.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.