O projeto Dialogando com a Literatura contempla a leitura de obras literárias e situações de contato com a arte literária, a reflexão crítica e, sobretudo permite estreitar relações com a arte, a estética, a autoria e as escolas literárias. Oportuniza atividades que fomentam o hábito da leitura prazerosa e estimula o aluno a ler e a reconhecer os clássicos das literaturas, a fim de que construa novos enredos, componha dramatizações diversas e atue na produção de cada modalidade proposta.
Aconteceu na quinta-feira (01/08), nas instalações do Teatro Dona Amélia, em Petrolina, a culminância da XII versão do Projeto Dialogando com a Literatura do CPM Alfredo Vianna. A programação contou com um público alvo composto por discentes do Ensino Médio, professores, militares e convidados do referido Colégio.
A abertura foi marcada por uma Homenagem póstuma ao saudoso artista mais ilustre de Juazeiro, João Gilberto, falecido recentemente, inventor da batida que caracterizou a Bossa Nova e revolucionou a música brasileira. O artista nunca morre, pois a sua obra eterniza sua essência.
Ler um livro não é só conhecer a história. É preciso colocar-se no texto e tentar percorrer o caminho que o pensamento do autor percorreu, por isso, umas das atividades mais importantes do Projeto Dialogando é a apresentação do Seminário de cada obra estudada. Por isso, foram apresentados resumos dos seminários apresentados pelas turmas envolvidas no projeto, no dia 23/07 na sede do CPM Juazeiro.
Em seguida, aconteceu o desfile de obras literárias que teve o poder de transportar os presentes ao universo da leitura. Este projeto idealizado pelos professores da área de Linguagens inicialmente como requisito para conclusão do curso do Programa Gestar no ano de 2007 e teve continuidade nos seguintes tornando-se o carro chefe dos projetos pedagógicos desenvolvidos na escola sob a organização dos professores da área de Linguagens em parceria com os professores das outras outras áreas, principalmente a área de Humanas.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.