A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) chegou aos 45 anos de fundação. A cerimônia de aniversário foi realizada nesta terça-feira (30), na sede da empresa em Brasília, com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto, e da secretária nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR e presidente do Conselho de Administração da Codevasf, Adriana Melo, entre outras autoridades. O diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Sérgio Costa, atualmente respondendo pela Presidência da empresa, conduziu o evento acompanhado de diretores e gerentes-executivos. O evento foi transmitido por videoconferência para as Superintendências Regionais da Companhia.
A Codevasf, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, tem a missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Por meio de execução direta ou mediante parcerias, a empresa executa obras e ações voltadas ao desenvolvimento por meio da implantação de projetos de irrigação, revitalização de bacias hidrográficas, oferta de água para consumo humano e animal, apoio a arranjos produtivos e obras de infraestrutura hídrica. A empresa também atuará como Operadora Federal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf)).
Em seu pronunciamento, Adriana Melo ressaltou a capilaridade da empresa, que leva ações a um grande número de municípios, principalmente do Semiárido. "É uma honra participar do evento de comemoração dos 45 anos desta empresa que tem uma grande e legítima força regional, levando ações de desenvolvimento aos mais diferentes territórios", afirmou.
Sérgio Costa destacou a atuação da Codevasf como agente de transformação. "Há décadas implantamos estruturas de irrigação que empregam dezenas de milhares de pessoas. Essas estruturas geram oportunidades e riqueza. Apenas em 2018, os projetos de irrigação implantados ou mantidos pela Companhia na bacia do São Francisco alcançaram valor bruto de produção de R$ 2,7 bilhões – foram produzidas 3,8 milhões de toneladas de itens agrícolas", disse.
Costa também citou outras ações da empresa, como oferta de água, revitalização de bacias hidrográficas e apoio à produção. "A quantidade e a variedade de intervenções realizadas pela Codevasf, os resultados alcançados e os investimentos mobilizados em nosso trabalho são extraordinários motivos para que os 45 anos de existência desta instituição sejam celebrados com orgulho", salientou.
O ministro Gustavo Canuto, ao fazer uma rápida contextualização da época da criação da Companhia, na década de 1970, ressaltou a importância da empresa que perdura até hoje. "A Codevasf traz expectativas, esperança, sonhos para uma das regiões mais carentes do País. Como braço executor do governo federal, a empresa mudou a realidade da região onde atua. Esperamos que esse trabalho continue e que, no futuro, as pessoas beneficiadas hoje pela Codevasf nem lembrem que um dia faltou água, que não tinham o que produzir", afirmou.
A programação contou, ainda, com pronunciamentos do diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Luís Napoleão Casado, do diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Fábio Miranda, e da representante dos empregados da Codevasf no Consad, Maria da Conceição da Silva. Houve também a exibição de vídeo institucional, homenagem a empregados que aderiram ao Plano de Desligamento Incentivado (PDI) e apresentação musical com a cantora lírica Elizabeth Cardoso.
História
Criada em 1974, a Codevasf sucedeu a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale) e a Comissão do Vale do São Francisco (CVSF). A empresa completou 45 anos no último dia 16 de julho. Ao longo de sua trajetória, a empresa tem promovido ações que contribuem para o crescimento social e econômico das regiões inseridas na sua área de atuação, que abrange 27% do Território Nacional, em 12 estados e no Distrito Federal, envolvendo 1.641 municípios e 17 bacias hidrográficas principais – Gurupi, Itapecuru, Itapicuru, Jequiá ou Ipoca, Mearim, Mundaú, Munim, Paraguaçu, Paraíba, Parnaíba, Pericumã, Real, São Francisco, Tocantins, Turiaçu, Una e Vaza-Barris –, além de outras bacias de Alagoas, Maranhão e Sergipe.
Desde 2014, a Codevasf assumiu o desafio de atuar como Operadora Federal do Pisf. Cabe à Companhia receber a infraestrutura implantada pelo MDR ao longo do projeto (canais, estações de bombeamento, equipamentos eletromecânicos, entre outros) para exercer as atividades de gestão, operação e manutenção das estruturas. O Projeto é destinado a garantir segurança hídrica de cerca de 12 milhões de habitantes, de 390 municípios do agreste e do sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.