Encerrou-se no último domingo, dia 14 de julho, o 15º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Organizado a cada 2 anos, o Congresso representa o principal evento científico na área em nosso país e contou desta vez com a participação de cerca de 3 mil pessoas, entre profissionais e estudantes.
A Residência de Medicina de Família e Comunidade da UNIVASF, que funciona na cidade de Petrolina em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, esteve representada em peso nesta edição. No total, foram 15 profissionais presentes com cerca de 15 trabalhos divididos entre Pôsteres e Apresentações Orais. Sífilis nas gestantes, ações de saúde, hanseníase e até experiências com auriculoterapia foram alguns dos temas apresentados pelas médicas e pelos médicos de Petrolina no evento.
O médico Arthur Sousa Santos foi um dos presentes. Ele, que concluiu sua residência médica e segue como médico na rede, avaliou a participação como fundamental: "É muito bom para mim participar de eventos importantes como este e perceber que estamos conseguindo realizar um grande trabalho aqui no município". Outra participante foi a médica Erika Vasconcelos, preceptora do programa de residência na rede do município. "Poder apresentar a nossa experiência lá e fortalecer nossa rede de contatos por todo o país é algo fundamental. Não só para a qualificação dos profissionais que estão na residência, mas, principalmente, pensando na melhoria da atenção à saúde que é prestada aos petrolinenses".
Por Aristóteles Cardona Júnior Médico de Família e Comunidade - Petrolina/PE/Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.