Os gestores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro e Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento e Água) devem ser notificados acerca da existência de esgotos lançados diretamente no Rio São Francisco. Na semana passada, o Sertão do Moxotó, a cidade pernambucana de Ibimirim, reuniu membros da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco para uma reunião ordinária do grupo.
Este Blog Geraldo José apurou que uma das deliberações da plenária foi o posicionamento a ser adotado acerca da existência de efluentes (esgotos) não tratados lançados no Rio São Francisco, nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Efluentes são os resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases.
Colocado em votação, optou-se pela formação de uma comissão para a elaboração de um relatório, apontando as irregularidades detectadas nas duas cidades, para ser avaliado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e, posteriormente, encaminhado aos gestores das duas cidades, no menor tempo possível.
A mesma comissão deve produzir também outro relatório mais abrangente, abarcando um diagnóstico geral sobre o lançamento de efluentes no rio em todos os municípios que fazem parte da calha no Rio São Francisco, na região do Submédio.
Este deverá ser entregue na plenária do Comitê, no fim do ano.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.