As mulheres serão a grande maioria dos expositores na 20ª Feira de Artesanato de Pernambuco - Fenearte. Esse ano, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) estará com 210 artesãs de 9 municípios do Estado representando 21 grupos selecionados por curadoria especializada. O estande só de mulheres está localizado na rua 16, números 397 e 398 – em frente ao Sebrae - PE. A Fenearte acontece de 03 a 14 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco.
Esse ano, o diferencial do estande, já há 11 anos na feira, é a grande renovação dos grupos de mulheres. Dos 21 grupos aprovados, 10 participam pela primeira vez, entre eles estão a Associação de Mulheres Artesãs Pankará - AMAP - que vem de Carnaubeira da Penha, Criativas (Petrolândia), Mestre Lala (Poção), Raízes Dela.
O governo do Estado através da SecMulher apoia a inclusão das mulheres no mundo do trabalho com apoio logístico. Elas são contempladas com participação gratuita no estande da SecMulher e oficina de qualificação.
As que residem no interior do Estado, além da participação no estande, recebem alimentação e hospedagem durante o período de participação na feira. Segundo a coordenadora de Trabalho e Renda da SecMulher, Carolina Malincônico, a expectativa é que as artesãs movimentem, este ano, cerca de R$ 40 mil reais em vendas.
A diversidade também é uma característica forte do trabalho das mulheres. Entre os artesanatos produzidos haverá acessórios em macramê, velas decorativas, moda artesanal, acessórios e utensílios em cerâmica, bordados com aplicação em roupas, brinquedos artesanais, crochê, renda renascença, roupas em algodão cru, sabonetes artesanais a base de mel, cosméticos naturais, culinária artesanal, artesanato indígena, artesanato em feltro e acessórios étnicos.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.