Foi entregue nesta terça-feira (28), em Brasília, pela Câmara dos Deputados, o prêmio Dr. Pinotti ao secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que representou o Hospital da Mulher - Maria Luzia Costa dos Santos, devido às ações de promoção do acesso e qualificação dos serviços relacionados à saúde feminina. A unidade estadual foi eleita entre mais de 60 indicações, sendo o primeiro hospital 100% SUS da Bahia a receber a honraria.
De acordo com o secretário, esta é uma conquista de todos os baianos e isso só foi possível devido ao olhar diferenciado do governador Rui Costa para a área da Saúde. "Em apenas dois anos, o Hospital da Mulher, que está localizado em Salvador, se consolidou como referência no atendimento e promoção da saúde da mulher, tendo realizado mais de 390 mil atendimentos e mais de 22 mil cirurgias", afirma Vilas-Boas, ao pontuar ainda que nos dois anos de atividades, mulheres de toda a Bahia foram encaminhadas à unidade, sendo 62,2% do público oriundo do interior e 37,8% da capital. A idade das pacientes que prevalece vai de 35 a 54 anos, representando 53,8% do percentual, e as especialidades de Ginecologia e sub-especialidades, seguida por Mastologia, configuram como as mais procuradas no hospital.
O diretor geral do Hospital da Mulher, Marco Antônio Andrade, relembrou do apoio de todos para a conquista do prêmio. "Ficamos honrados em representar o Hospital da Mulher e o Estado da Bahia nesta premiação nacional. Agradecemos ao Governo do Estado e a Secretaria de Saúde pelo apoio indispensável nesta trajetória e dedicamos esse prêmio a cada colaborador do Hospital que se empenhou de forma diferenciada ao longo desses dois anos", pontuou.
Prêmio
Instituído pela Resolução da Câmara dos Deputados nº 15/09 e regulamentado pelo Ato da Mesa nº 62/10 e pela Resolução 52 de 2014, o prêmio leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, o qual atuou em pesquisas relacionadas ao câncer de mama e dedicou esforços a melhorar a saúde pública e atendimento à população. Pinotti faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.
Hospital da Mulher
A unidade possui 136 leitos, sendo 10 leitos de UTI e contempla serviços diferenciados de alta resolução para diagnóstico e tratamento em oncoginecologia, mastologia, cirurgia plástica, planejamento familiar, cabeça e pescoço, cirurgia geral e reprodução humana/endometriose; além de acolher também mulheres que foram expostas à violência sexual através do Serviço AME, onde são ofertados acompanhamentos médico e psicossocial por no mínimo seis meses.
Desde novembro de 2018, a unidade se configura como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com 20 poltronas para quimioterapia com capacidade de atendimento de 840 mulheres por mês.
O hospital também possui uma unidade itinerante, a Unidade Móvel do Hospital da Mulher, a qual percorre todos os municípios do interior baiano e região metropolitana de Salvador, realizando rastreamento para o diagnóstico de câncer de mama e colo do útero, através de mamografias e preventivos. Ao todo, mais de 42 mil mulheres já foram beneficiadas com o serviço.
No campo de ensino e pesquisa, o Hospital da Mulher ainda dispõe do Programa de Residência Médica em Mastologia, credenciado ao Ministério da Educação, conselhos Nacional e Regional de Medicina e respaldado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O programa oferece estrutura física moderna, parque tecnológico e equipe multiprofissional especializada no diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.