Durante uma sessão da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, em Brasília, na quarta-feira (22), o líder do PSL da Casa, Delegado Waldir, afirmou que a “Bahia é um lixo”. Ele ainda completou dizendo que o lixo era governado pelo PT, se referindo ao governo estadual que é comandado por Rui Costa (PT). Um colega precisou conter as ações do deputado goiano, que estava visivelmente alterado.
A confusão contou com a participação de membros da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) na sessão. Aos gritos, o parlamentar ainda chama os estudantes presentes de “maconheiros”. Parlamentares do PSL tentaram impedir que a presidente da sessão, a deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP), questionasse o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O titular do MEC disse que não iria falar com os estudantes.
Enquanto transmitia em suas redes sociais o que acontecia na comissão, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) foi atacada pelo delegado Waldir, que, aos gritos e usando palavras de baixo calão, dizia que a parlamentar e os estudantes não falariam.
Para ela, o episódio é mais uma prova do alto grau de intolerância que tomou conta do Parlamento. “Essa é a realidade que estamos vivendo na Câmara. Agressões, nenhuma resposta ao que perguntamos. Apenas tergiversações ideológicas, achincalhes políticos”, pontuou Alice Portugal.
O governador Rui Costa (PT) mandou o líder do PSL na Câmara dos Deputados, Delegado Waldir (GO), "trabalhar" e "respeitar a Bahia" após o bolsonarista dizer que o estado é "um lixo governado pelo PT".
"Deputado vai cuidar de melhorar a vida do povo e deixa os baianos trabalharem. Tenha mais respeito com a Bahia e com os baianos", afirmou, em entrevista à rádio Sociedade.
O senador Angelo Coronel (PSD-BA) também divulgou vídeo condenando a declaração do Delegado Waldir. "Aqui é um estado pujante. Talvez, um dos estados mais bem governados na história do Brasil. Respeita o povo baiano. Não pense que vai intimidar o povo baiano com sua arrogância", declarou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.