Dentro da programação da VI edição do Maio da Diversidade foi exibido nesta terça-feira (21), no Colégio Estadual Guiomar Barreto, João Paulo II, o curta 'Meu Nome é Nega Tonha' - produção de estudantes do Curso de Comunicação Multimeios da UNEB, através do Cine Diversidade. Após a exibição do curta, os alunos puderam aprender mais sobre descriminalização da LGBTfobia, nome social e sobre as atividades desenvolvidas pelo município focadas no combate ao preconceito.
A diretora de Diversidade Luana Rodrigues destacou a importância de debater o assunto com os alunos. “Trazemos através do filme, uma figura positiva, que representa a resistência, que é Nega Tonha, e a partir dele essa discussão da necessidade do respeito”, afirmou a diretora.
Para a coordenadora pedagógica do colégio, Leia Araújo, é essencial levar atividades como estas para o ambiente escolar, pois “é na escola que discutimos o processo educacional do estudante em sua veia. Entendemos que não formamos o sujeito apenas em conteúdos, mas desenvolvemos habilidades e competências, e o respeito está dentro delas. A parceria com o município é fundamental, pois o aluno fica aqui por 4 horas, o restante do dia está na sociedade, em casa, em seu contexto. As intervenções são necessárias na construção de uma sociedade mais harmônica”.
A aluna Amanda Souza, de 14 anos, ouviu atentamente as informações. Para ela, foi um momento importante para adquirir mais conhecimento. “Achei a proposta muito interessante por trazer informações novas, coisas que até então não havíamos tido contato. O resultado pra mim foi bastante positivo. Saio daqui com uma bagagem muito maior”, destacou. A atividade na escola contou ainda com a participação de representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB, da Associação Sertão LGBT, além de técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro João Paulo II.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.