Dentro da programação da Semana do Bebê 2019, aconteceu nesta quinta-feira (16), uma Roda de Conversa que discutiu os temas, a ‘Violência sexual contra criança e adolescente’ e ‘Acolhimento, do nascer ao crescer’. O evento reuniu professores, coordenadores pedagógicos, pais, profissionais de educação, saúde e social.
A primeira mesa do debate teve como mediadora Lorena Pesqueira, superintendente da SESAU, e contou com a participação da assistente social do Hospital Materno Infantil, Maria Lúcia, que falou sobre ‘O atendimento a crianças e adolescentes que sofreram violência sexual’. Em seguida Carla Theophilo, assistente social da SEDUC, fez uma explanação sobre a ‘Tipificação das formas de violência e a realidade vivenciada na rede’ e a última temática foi sobre “Ofertas dos Serviços no atendimento as crianças e adolescentes vítimas da violência sexual’, abordado por Ivânia Paixão, coordenadora do CREAS do município.
“Trazer essa temática para a Semana do Bebê é de extrema importância. Diariamente crianças e adolescentes sofrem violência psicológica, física, abuso e exploração sexual. A criança precisa de proteção, o Estatuto garante isso, e é nossa obrigação enquanto profissionais de educação, saúde e social estarmos atentos, e proporcionar esses cuidados a todas atendidas pelo município”, evidenciou Carla Theophilo, assistente social da SEDUC.
Durante evento, os alunos da EMEI Arlinda Varjão realizaram o desfile das profissões, juntamente com os pais e professores, encantando o público presente.
O vereador licenciado e autor da Lei Municipal da Semana do Bebê Tiano Félix, destacou a importância do evento para o município. “Esse bate papo sobre violência sexual contra crianças e adolescentes é muito importante. Precisamos orientar os pais, profissionais da educação, saúde, social e todos que convivem diariamente com crianças. Quero parabenizar todos os envolvidos nesta semana especial e fico feliz em ter contribuído para a permanência desse evento, que acontece anualmente em nosso município”.
A coordenadora pedagógica da EMEI Maria Helena, Fabiana da Costa, avaliou como positivo o debate. “Os temas abordados foram de suma importância, principalmente para nós que trabalhamos com a Educação Infantil. Esse evento veio para complementar todas as ações realizadas durante a Semana do Bebê, que estão acontecendo nas EMEIs de Juazeiro”.
A assessora de Educação Infantil da SEDUC, Miranery Amorim, coordenou a segunda mesa de debate com a temática ‘Acolhimento, do nascer ao crescer’, que teve como participantes o professor da Univasf Marcelo Ribeiro e a professora Juliana de Lucena da UPE.
“É importante participarmos dessas discussões, pois as crianças precisam de cuidados desde o início de sua vida. Se não tivermos esse cuidado, estaremos comprometendo seu futuro e, consequentemente, o futuro do país. Precisamos garantir que as políticas públicas continuem de fato sendo efetivadas e melhorando a vida das pessoas, e que continuemos andando juntos: saúde, educação e social, para que os avanços sejam contínuos”, finalizou a secretária da SEDES Cida Gama.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.