A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, estão realizando esta semana ações em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos (05.05) e Dia de Combate à Infecção Hospitalar (15.05).
As datas têm como objetivo conscientizar, prevenir e reduzir o número de casos desse tipo de infeção, tendo como foco a higienização correta das mãos. "São medidas aparentemente simples, mas que podem salvar vidas", garante a enfermeira gerente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HDM, Layanna Torres.
Na UPAE, por exemplo, as atividades acontecem nesta quarta e quinta. "Estamos visitando os setores e conversando com os profissionais sobre os 12 passos para a higienização eficaz das mãos, as formas de contaminação, riscos biológicos e contaminação cruzada, visando a segurança do paciente e do profissional", esclarece a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Andreska Ferreira, que conta com o apoio da segurança do trabalho para estas ações.
Já no HDM, a equipe da CCIH está utilizando jogos educativos de perguntas e respostas. As meninas também contam com a presença da Dra. Bactéria (personagem). "Foi a forma que nós encontramos de tornar o assunto leve e divertido. Quem acerta mais ganha até um brinde, que é um mini álcool em gel", ressalta Layanna.
A meta é alcançar todos os setores dos dois serviços. "Todos devem estar cientes dessas medidas de segurança, do porteiro ao auxiliar administrativo, até a equipe de saúde, pois sem isso o profissional pode estar, inclusive, levando doença para sua casa e seus familiares", destaca Andreska.
Tanto trabalho tem gerado bons resultados. "Apesar de toda a nossa demanda e dificuldades típicas de um serviço público de saúde, temos conseguido manter um controle satisfatório das infecções. E isso nós relacionamos muito a esse trabalho contínuo de educação em saúde", considera Layanna.
As Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), principalmente as adquiridas no ambiente hospitalar, estão entre as principais causas de morbidade e de mortalidade e, consequentemente, da elevação de custo para o tratamento do paciente.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.