O que você fez pela sua cidade hoje? A pergunta, que pode soar estranha para boa parte das pessoas, é carregada de simbolismo e tida como uma das chaves para a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. Em Juazeiro, uma iniciativa vem sendo realizada em resposta a este questionamento. O comerciante Sinval de Souza, 52 anos, nasceu em Paratinga. Mora em Juazeiro, Bahia desde o ano de 1986.
Sinval teve a ideia de transformar um espaço público, na Avenida Raul Alves, localizada no centro de Juazeiro, e vencer a cada dia a solidão que atinge quem vem morar em uma cidade que apesar de estar as margens do Rio São Francisco é marcada pelo concreto que se impõe sobre a paisagem.
Detalhe: A cidade carente de árvores, Sinval arborizou um pequeno espaço que agora é um exemplo de cidadania e zelo a vida do próximo. Sinval com o foco no meio ambiente e qualidade de vida, plantou mudas de árvores e hortaliças na "praça", e a boa ideia é parabenizada por quem passa no local, que deveria ser administrado pelo poder público.
"Esta participação não tira a responsabilidade do poder público, pelo contrário é a prova que se pode sempre fazer mais, em frente aos desafios e problemas enfrentados por Juazeiro, Petrolina e outras cidades que não priorizam o verde. A ação contribui para que eles, os prefeitos possam ser mais assertivos em suas propostas e investimentos", diz o aposentado Luiz Josué.
Sinval conta que tinha que lidar com a sujeira e abandono no local. Por isso ele resolveu limpar o terreno e começou a plantar diversos tipos de sementes no local, logo o espaço e a plantação começou a ganhar vida.
“Eu cuido para ninguém jogar lixo. Dou vida e verde. Eu comecei a plantar as árvores. Eu venho cuidando todo dia”, comenta.
No espaço foi plantado mamão, caju, umbu, goiaba, e pimenta. Também é possível encontrar plantas medicinais, tipo hortelã, capim santo e erva cidreira. Tudo que é plantado ele utiliza diariamente para compartilhar com a comunidade.
O motorista de Van, Mizael Rocha, diz que "este exemplo é uma prova das possibilidades que o poder público deveria realizar para melhorar a vida dos moradores e não fazem".
"As prefeituras deveriam incentivar parcerias deste tipo. Eu acompanhei o antes da praça, local cinza, terreno abandonado, só terra e lixo, agora, o verde, a sombra, a vida que brota, uma oportunidade de ter uma alimentação saudável e resgatar o contato com a natureza", finalizou Mizael.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.