Petrolina recebe vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 

08 de May / 2019 às 17h00 | Variadas

Para conversar acerca da importância da literatura e de oportunidades que não podem passar despercebidas, chegam a Petrolina esta semana os dois vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2018.  Na próxima sexta-feira (10/5), às 19h, no jardim da Galeria de Artes Ana das Carrancas, os escritores Juliana Leite (RJ) e Tobias Carvalho (RS) vão participar de um bate-papo que exploram temáticas relacionadas a corpo, gênero e sexualidade. A entrada é gratuita e tem classificação etária de 12 anos.

Com mediação do professor de Língua Portuguesa do IF Sertão, Roberto Remígio, o encontro também vai contar com intervenção do Núcleo de Literatura do Sesc Petrolina – Nepel e da Cia de Dança Qualquer Um dos Dois. “Será um debate instigante sobre o papel social da literatura com dois autores jovens que representam uma nova maneira do fazer literário”, destaca a professora de literatura do Sesc Petrolina, Ariane Samilla.

Nascida em Petrópolis (RJ), Juliana Leite venceu em 2018 a Categoria Romance do Prêmio Sesc de Literatura com o livro “Entre Mãos”. A escritora é mestre em Literatura Comparada pela UERJ e o livro premiado é seu primeiro romance, que conta a história de Madalena, uma tecelã que, após sofrer um acidente, desperta com o corpo marcado por cicatrizes profundas. Tobias Carvalho nasceu em Porto Alegre, em 1995. É estudante de Relações Internacionais na UFRGS. "As coisas" é seu primeiro livro e apresenta personagens homossexuais em todos os seus contos, cujas histórias se entrelaçam e se contrapõem sob diferentes gêneros e olhares.

Prêmio - Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de incluí-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Encontro Prêmio Sesc de Literatura

Local: Jardim da Galeria de Artes Ana das Carrancas (R. Pacífico da Luz, 618 – Centro)

Dia 10 de maio

Horário: 19h

Entrada gratuita

Classificaçã0: 12 anos

Informações: (87) 3866-7454

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.