No dia 26 de abril o Ministério da Saúde faz um alerta para a prevenção e combate a Hipertensão Arterial, ou popularmente conhecida, pressão alta. A doença crônica é 90% herdada pelos pais, além de outros fatores como hábitos de vida do indivíduo podem contribuir com o aumento da pressão que não deve ultrapassar os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) da Região do Vale do São Francisco acredita que a comunidade deve estar atenta a esta doença, seus sintomas, tratamentos e a melhor forma de preveni-la. Este assunto não deve ser ressaltado apenas em sala de aula e sim continuar sendo divulgado pela imprensa. O objetivo é que a população fique ciente dos riscos e procure ajuda imediatamente em caso de suspeita.
A doença
A hipertensão pode ser considerada comum, porém não deve ser menosprezada, já que a pressão elevada é um grave risco para a saúde, altera os batimentos cardíacos, fazendo com que o coração exerça maior esforço para distribuir sangue pelo corpo. Além disso, fatores como o fumo, alto consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, consumo elevado de sal, entre outros, são combustíveis para o risco de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
A doença não tem cura, mas existe tratamento que pode ser controlada, lembrando que apenas um especialista pode determinar os cuidados eficientes para cada paciente.
Fonte: Ministério da Saúde (http://portalms.saude.gov.br/)
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.