Na contramão da crise econômica brasileira, Sobradinho se destaca como um dos poucos municípios do Brasil a estar fora da lista de inadimplentes, segundo o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC). O CAUC registrou, na primeira semana de abril, recorde de municípios negativados, ou seja, que têm ao menos um item a comprovar. De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o número de entes inadimplentes chega a 5.452 aproximadamente 98% do total.
Sendo assim, Sobradinho está no seleto grupo dos 116 municípios brasileiros que estão aptos e adimplentes com todas as obrigações do CAUC. O CAUC é um setor do Tesouro Nacional responsável pela execução de Convênios entre a União com Estados e Municípios, funciona como uma espécie de "SPC" das prefeituras e avalia quatro metas obrigatórias aos municípios: adimplência financeira, prestação de contas de convênios, transparência e cumprimento de obrigações legais.
A falta de cumprimento das exigências do órgão, além de trazer prejuízos para a cidade, impedindo que algumas obras e projetos possam ser executados com recursos do Governo Federal, a inscrição no CAUC também tem um efeito negativo na reputação do município. No caso de Sobradinho, diante dos bons índices, a administração vem alcançando resultados positivos por cumprir todas as metas definidas pelo CAUC, o que lhe confere credibilidade para celebrar convênios e realizar obras e programas.
De acordo com o Prefeito Luiz Vicente, que comemorou a excelente posição de Sobradinho, a austeridade com os recursos públicos, o planejamento e o compromisso da sua equipe de governo, são fatores responsáveis pela avaliação positiva do município junto ao CAUC.
"Desde o primeiro dia de governo, a nossa principal prioridade foi colocar as contas do município em dia. Pegamos uma prefeitura totalmente desacreditada, com dívidas no comércio, no estado, na União e com os servidores municipais. Não medimos esforços e graças a mobilização de toda equipe da Secretaria de Administração e Fazenda, conseguimos com muito empenho e seriedade reconquistar crédito, celebrar convênios e ter acesso a recursos. E o resultado deste trabalho foi que em 2016, entramos no ranking dos municípios mais eficientes do Brasil, sendo referência na Bahia e em todo o Vale do São Francisco. E agora em 2019, Sobradinho se mantém como referência nacional em eficiência na administração pública, efeito de uma equipe focada em boas práticas de gestão," comemorou o prefeito.
Luiz Vicente ainda elencou uma série de obras e serviços realizados por seu governo, como reformas e ampliação de escolas e unidades básicas de saúde, estradas, perfurações de poços artesianos, instalação de redes de distribuição de água, entre outras conquistas.
"Mesmo com a forte crise financeira que assola os municípios brasileiros, Sobradinho se transformou em um verdadeiro canteiro de obras, honrando todos os compromissos com os nossos fornecedores e salários dos servidores e prestadores em dia. Nossa cidade vem crescendo em todas as esferas da administração pública e na melhoria da qualidade de vida da nossa gente tanto na sede quanto no interior. Mais uma vez Sobradinho se torna referência de boa gestão para a Bahia e para todo o Brasil, isto me deixa muito feliz e fortalece o nosso compromisso de fazer esta terra avançar ainda mais," finalizou o gestor.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.