Abril é considerado o mês da dança para muitos artistas das artes cênica, dia 29 de abril é o dia internacional da Dança, e para que essa data não passe em branco na cidade, dia 28/04, domingo, Às 17h estará acontecendo a Mostra Juazeiro Tem Dança, no Centro de Cultura João Gilberto, organizada pelo NED.
Atualmente, o NED - Núcleos de Estudos em Dança, ao longo dos seus 10 anos, vem desenvolvendo atividades formativas e Mostras de dança Escolas, cias de danças e com grupos formados em escolas públicas das cidades de Juazeiro-BA, com o objetivo de promover e fortalecer as pesquisas e ações através de seminários e a prática da dança.
Idealizado e lançado em 2016 O projeto “Mostra Juazeiro Tem Dança” esta em sua 4º ano consecutivo e tem a finalidade de propor a todos os envolvidos seja artistas seja publico a apreciação dos mais variados gêneros da dança como: Ballet Clássico, dança Livre, Dança Afro, DPR-Danças Popular regional, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, entre outras. Com atividades como workshops de dança, bate papo, intervenções de dança, discursões fechando com uma Mostra onde conta com participação de coletivos, grupos, cias, escolas de ballet da cidade e em torno.
O foco principal do projeto é fomentar e difundir o movimento de dança na cidade de Juazeiro/BA.
Objetivo Geral
Realização de Mostra de Dança com companhias, escolas e grupos de dança da cidade de juazeiro e entorno.
Explicitar a produção em dança, além de estabelecer o diálogo entre os artistas da dança envolvidos.
Justificativa
Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (a UNESCO), através de seu Comitê Internacional de Dança (CID) em 1982, o dia 29 de abril “Dia Internacional da Dança” é uma homenagem ao professor, bailarino e ensaísta Jean-Georges Noverre. A data lembra seu nascimento, em 29 de abril de 1727. Noverre é considerado um mestre do balé francês, como bailarino e professor.
Assim, como homenagem ao mestre francês, o Dia Internacional da Dança tem como objetivo trazer reflexão, principalmente para os artistas contemporâneos, em relação à valorização da diversidade, seus detalhes específicos e as diferentes linguagens da dança.
No Brasil, a data pode ser lembrada também como o nascimento de Marika Gidali, bailarina que foi có - fundadora do Ballet Stagium, situado em São Paulo. A personalidade desta brasileira é lembrada com carinho no Dia Internacional da Dança.
O mês de abril é considerado o mês da dança, período em que dançarinos do país todo aguardam para através de seus espetáculos e performances celebrarem tão importante data. Não só mostrar seus trabalhos, numa demonstração de paixão pela dança.
Juazeiro é uma cidade que pela dimensão artística, dado ao variado número de expressões aqui vivenciadas, tem sido referência no número de espetáculos de dança, sejam eles iniciativas de coletivos e grupos independentes sejam eles de realização amparada por edital setorial promovido pelo Estado. Todos os anos, as escolas de ballet do Município apresentam seus Festivais, provas cabais de que a dança é um expoente na nossa região. Partindo desses exemplos se faz necessário, a realização dessa mostra que contemplará tanto os grupos que já desenvolvem e experimentam a dança, como aqueles que vêm surgindo em busca de uma oportunidade para mostrar suas produções. O Festival também propõe uma provocação para que políticas específicas para o segmento sejam pensadas e elaboradas, a fim de promover o aprimoramento, o desenvolvimento, a fruição, atividades formativas e produção de espetáculos de dança com mais frequência.
Díjma Matos Medrado
Coordenadora do Ned- Núcleo de Estudos em Dança
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.