A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) está realizando uma campanha para redução do consumo de energia com os seus funcionários e colaboradores. A ação é uma iniciativa da Segurança do Trabalho e conta com o apoio do setor de Manutenção, Núcleo de Educação Permanente e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Começou nesta quarta-feira (17), pelo serviço de urgência e emergência, bloco e clínica cirúrgica, mas tem como objetivo alcançar todo o serviço.
Com cartazes, palestras e mensagens de consumo consciente, os participantes promoveram uma sensibilização a respeito do meio ambiente e energia não renovável. "As usinas hidrelétricas produzem mais de 90% da energia elétrica consumida no Brasil e o recurso natural para produção dessa energia está se esgotando em todo planeta. Então, nós precisamos, no mínimo, refletir sobre isso", defende o supervisor de manutenção e membro da CIPA, Marcílio Queiroz.
A falta de chuvas, de investimentos e o aumento do consumo já resultaram, por exemplo, em um apagão nos anos de 2001 e 2002. Por outro lado, a construção de novas hidrelétricas significa um maior impacto ambiental. Então, o caminho é apostar em novas energias. "Esse processo ainda é lento e a solução imediata é a conscientização. Com isso, no mínimo, teremos uma redução nos gastos", acredita.
Dicas
Para economizar energia procure manter a maior parte das luzes e equipamentos eletrônicos desligados no período de pico (entre as 18 e 21h); desligue sempre os aparelhos da tomada; troque as lâmpadas comuns, de preferência pelas de LED; adquira aparelhos mais eficientes; economize no uso do chuveiro elétrico; procure aproveitar ao máximo a luz do sol, adiando o uso das lâmpadas; busque juntar a maior quantidade de roupas para usar a máquina de lavar e o ferro de passar; evite colocar alimentos ainda quentes na geladeira e utilize sempre o bom senso (o clima amenizou, use o ventilador).
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.