Dois prédios desabaram na Muzema, comunidade na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (12). De acordo com os bombeiros, ao menos duas pessoas morreram e outras oito ficaram feridas e foram resgatadas com vida. Bombeiros vasculham os escombros para tentar localizar outras vítimas. Parentes e moradores citaram desaparecidos. Os imóveis teriam entre quatro e seis andares, segundo as primeiras informações. A Prefeitura do Rio informou que as construções são irregulares e já haviam sido interditadas, mas uma liminar impediu que fossem demolidas.
O prefeito Marcelo Crivella, que foi para o local do acidente, disse que as obras no local continuaram mesmo após a interdição. "A Prefeitura do Rio já havia comunicado ao Ministério Público e tentado interditar, mas, infelizmente, uma liminar judicial impediu a demolição desses prédios, e as obras continuaram." "Estamos aqui com a nossa equipe trabalhando para tentar resgatar as pessoas dos escombros. Fica para todos nós uma lição: quando a Prefeitura alertar sobre esses riscos, vamos dar ouvidos para que isso não aconteça nunca mais", afirmou Crivella.
O desabamento aconteceu por volta das 7h desta sexta. Não chovia no momento. A área de isolamento foi ampliada pelos bombeiros, que consideram que outros prédios da região podem ir abaixo. Há um forte cheiro de gás. Segundo o repórter Genilson Araújo, há cerca de 60 prédios em construção na região, que é dominada por milícias. Reportagem do RJ2 mostrou que os criminosos atuam na construção e venda de imóveis irregulares. Os moradores dos prédios que desabaram disseram que eles foram inaugurados há seis meses.
Feridos
Entre os feridos, está uma família que se mudou há uma semana para o local: um casal e uma filha de 10 anos. Veja a lista de feridos (nome e idade sendo atualizados):
Adilma Rodrigues, 35 anos, teve ferimento na barriga, passou por cirurgia e está em estado grave
Cláudio Rodrigues, 40 anos, está internado em hospital particular; segundo a família, teve 4 paradas cardíacas e traumatismo craniano
Clara Rodrigues, 10 anos, teve fratura na perna e machucado na cabeça; está em hospital particular
Raimundo Nonato Ferreira, de 41 anos, teve escoriações na cabeça e queixo
Luciano Paulo dos Santos, de 38 anos, teve escoriações múltiplas
Evaldo Vieira Silva, internado no Hospital Municipal Miguel Couto; estado de saúde não informado
Ferido de nome e idade ainda não revelados, internado no Hospital Municipal Miguel Couto
Ferido resgatado às 12h30, ainda sem detalhes sobre a vítima
Um morador que foi retirado dos escombros chorou muito ao encontrar a neta. Por volta das 9h, a mulher dele ainda estava nos escombros. Os bombeiros pediam que todos ao redor fizessem silêncio, para que pudessem ouvir possíveis pedidos de socorro. O governador Wilson Witzel lamentou o incidente em uma rede social.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.