É evidente que eu teria observações a fazer sobre o representante da ACONS - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CONSERVADORES. Teria também outra observação a fazer:
1º. Primeiro, ele participou de vários eventos envolvendo os unebianos, entretanto, nas baladas, nos bailes, glamoures e paqueras. Contudo, na contramão deste espaço de poder e aprendizagem, nós lutávamos, gritávamos, debatíamos e continuamos entoando o grito do ato “ Chico Buarque traidor da educação”. Também participamos do ato até o MEC contra as políticas públicas e atos criminosos contra os movimentos sociais.
Sobretudo, tivemos confronto com guarda nacional, cavalaria, mas conseguimos se aglomerar frente ao MEC e gritamos alto “Fernando Haddad cara de pau, funcionário do banco mundial”. Estavam no ato a UNE, MEPR, DCEs ( Diretório Centrais dos estudantes), as UEEs (Uniões Estaduais dos estudantes).
2º. E vocês estavam aonde? Por que a discriminação ao professor? Por que o seu nome está na lista da seleção de professores do munícipio de Juazeiro, e não foi convocado? O fascismo não se enquadra com o fígado e sim com o cérebro. Minhas energias estão voltadas para combater a extrema-direita, o conservadorismo.
3º. Quem é Olavo de Carvalho? É o mesmo que indicou o ex-ministro da educação Velez. Qual a biografia dele? Diante a de Paulo Freire. Um Pedagogo usando o nome de um reacionário.
4º. As obras e prêmios de Paulo Freire: possui uma ampla e reconhecida gama de obras. Sua atuação destacada nas áreas da educação e cultura popular serviram como referência no assunto. A importância de Paulo foi reconhecida ao longo de sua vida e perdurou após sua morte – ocorrida em 1997. Como reconhecimento a sua enorme contribuição, Paulo Freire recebeu o título de doutor Honoris Causa por vinte e sete universidades. Por seus trabalhos na área educacional, recebeu, entre outros, os seguintes prêmios: Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvimento (Bélgica, 1980); Prêmio UNESCO da Educação para a Paz (1986) e Prêmio Andres Belloda Organização dos Estados Americanos, como Educador do Continentes (1992).
Sua imagem deu origem a diversos prêmios. A Câmara Municipal de São Paulo, por exemplo, criou o Prêmio Paulo freire, que reconhece iniciativas de inclusão social desenvolvidas por professores da rede municipal de ensino.
Abaixo, seguem as suas principais obras:
– A propósito de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 1961.
– Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários – Revista de Cultura da Universidade do Recife. Número 4, 1963: 5-22.
– Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
– Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
– Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.
– A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
– A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
– Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
– Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
5º. Não dou ousadia a perder meu tempo falando de escritor que não possui credenciais para tal merecimento da minha atenção, contudo, não tenho estômago para ingerir palavras de um doutrinador que se quer consegue organizar o Ministério da Educação, onde o mesmo já indicou e já exonerou dezenas de funcionários desta pasta tão importante para o desenvolvimento econômico, social e cultural.
6º. Deixe os mortos descansarem em paz, o ser humano não é adestrado a seguir uma determinada ideologia, porém, respeita as divergências ideológicas, portanto, deixe meu pai descansar em paz. Porque eu nunca irei deixar de lutar por uma opinião sua ou de qualquer outro, nasci lutando e vou morrer lutando. “Agnaldo. Tenho certeza que seu pai procurou lhe educar com a maioria desses valores que agora você despreza.”
7º. Defenda suas bandeiras com ideias e propostas, sem citar o nome dos mortos, porque eles precisam descansar em paz, reveja os seus conceitos, combata com argumentos e bons teóricos. Porque o seu em 100 ( Cem) dias do governo que ele promoveu está causando um desastre a nação brasileira, principalmente atacando os trabalhadores com a maldita REFORMA PREVIDÊNCIÁRIA, mas o pedagogo das festinhas prefere este discurso vazio e chulo.
A referência direta aos efeitos do discurso de ódio próprio do fascismo é o assassinato de Moa do Katendê, mestre ícone da capoeira da Bahia. Moa foi morto com 12 facadas após declarar ser eleitor de Fernando Haddad (PT) em uma discussão com um homem que declarara seu voto em Bolsonaro. “O fascismo traduz conflitos sociais e políticos unicamente em função do extermínio daquele considerado “outro” (e, em uma sociedade racista, machista e homofóbica, sabemos quem é o ‘outro’)”
Poucas horas após a prisão do policial militar reformado Ronnie Lessa, de 48 anos, e do ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, de 46 anos, suspeitos de matar, há um ano, a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, uma outra questão – além de se chegar aos mandantes e motivos do assassinato da vereadora – ganhou força: as coincidências e ligações curiosas entre os suspeitos do crime e a família Bolsonaro.
8º. O PSOL defende as forças progressistas que podem fortalecer um grande time de mulheres, homens, católicos, evangélicos, homossexuais, jovens, sem-terra, sem teto, indígenas, quilombolas, artistas e tantos incontáveis milhões de brasileiros com um chute a gol. Um chute a favor, depois de tanta derrota, um chute a gol, a nosso favor.
9º. Os conservadores defende que lugar da mulher é no fogão, no lar, cuidando do filho, sendo babá, nós do Psol defendemos que o lugar da mulher é aonde ela quiser, somos a favor da agricultura familiar sem agrotóxico, contrariamos o agronegócio que mata indígenas, produz mais venenos e devasta a mata atlântica e o Meio Ambiente.
10º. Nós do Psol somos contra a Reforma da Previdência que neutraliza a CLT, escraviza mais ainda o trabalhador e enriquece os empresários e banqueiros. Defendemos o LGBTs, porque compreendemos que o Brasil é o país que mais mata homossexuais do mundo, no ano de 2017 registrou 445 assassinatos de homossexuais, segundo o levantamento do Grupo Gay da Bahia. De acordo com a ONG Transgender Gay da Bahia, entre 2008 e junho de 2016, 868 travestis e transexuais perderam a vida de forma violenta.
11º. Orgulho de ser PSOL porque defendemos os direitos do índio que pelo segundo ano consecutivo, o Brasil chega em primeiro lugar no balanço divulgado nesta terça-feira (24) pela ONG britânica Global Witness como o país com maior número de mortes de ativistas ambientais. Foram 57 ativistas mortos em 2017.
Em segundo lugar no ranking divulgado no relatório está as Filipinas, com 48 mortes – um recorde na Ásia. Em terceiro lugar está a Colômbia, com 24 mortes. Na África, 19 ativistas foram assassinados, 12 da República Democrática do Congo.
12º. O Partido Socialismo e Liberdade é o único partido ficha limpa, sem envolvimento em corrupção e que defende o direito das mulheres, pois é o único partido que tem 50% de mulheres na Câmara Federal ou seja temos paridade, diferente dos conservadores que defende o machismo. O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de Feminicídio, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas pra os Direitos Humanos (ACNUDH). O país só perde para El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia em número de casos de assassinato de mulheres. Em comparação com países desenvolvidos, aqui se mata 48 vezes mais mulheres que o Reino Unido, 24 vezes mais que a Dinamarca e 16 vezes mais que o Japão ou Escócia....
Em termos de países do ranking, em 2016, o Brasil foi novamente o mais sangrento do mundo, em termos absolutos: com 49 assassinatos, a maioria deles na Floresta Amazônica. A produção de madeira implicou 16 dessas mortes, enquanto o desmatamento do País cresce em torno de 29%.
Sou da escola de Paulo Freire, desconheço a figura citada pelo conservador, pois suas obras é um desserviço para a educação, sobretudo, somos a favor da autonomia e emancipação do sujeito. Ah! Sim, diminua as baladas e estude a luta, compreenda, interprete e investigue a luta dos heróis brasileiros que foram mortos brutalmente a exemplo: Chico Mendes, Dorotthy Stang, Mariele Franco, Anderson, Vladimir Herzog...
Precisamos estudar mais, e deixar de ser papagaio de pirata conservadores, até agora os conservadores, apoiadores do presidente do ódio, homofóbico, machista, twitteiro, nepotista que viaja e autoriza os filhos ficarem assinando decreto no palácio do planalto.
O progressismo tem um caráter eminentemente reformista (mas não radical) e secular (não religioso), e por isso acaba se contrapondo ao conservadorismo. É o que afirma Bobbio, em seu Dicionário de Política (p. 243).
No contexto político atual, o progressismo é fortemente associado à luta pelos direitos civis e a movimentos sociais em prol de minorias ou grupos historicamente preteridos pela sociedade, como, por exemplo, o movimento negro, o feminismo, os direitos dos indígenas e movimentos relacionados a orientações sexuais e identidades de gênero minoritárias. O progressismo também tem um forte componente ambientalista. Esses grupos, de forma geral, são associados à esquerda. Segundo Boulos “Eu ando com sem teto, eu ando com sem terra, eu só não ando com sem vergonha...”. Corrija os erros de ortográficos pedagogo de Olavo de Carvalho? E passe num concurso público.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.