Cortes e precarização da Educação Pública pautaram o segundo encontro da VI JURA na UNEB de Juazeiro

10 de Apr / 2019 às 16h45 | Variadas

Com o tema "Educação Pública: o fechamento das escolas do campo, o sucateamento das universidades e a greve como forma de reivindicação" o segundo encontro da 6ª Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA) que aconteceu nessa terça-feira (9) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), contou com a presença de estudantes e professores de Juazeiro.

Durante a mesa de discussões os facilitadores Sérgio Guerra, integrante da Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB) que atua a mais de 30 anos na luta pela Educação Pública e Felipe Sena, integrante do Fórum Estadual de Educação do Campo (FEEC), Consulta Popular e também militante do Levante Popular da Juventude, contextualizaram a atual conjuntura política nacional e internacional e os ataques frequentes a educação consequentes de cortes orçamentários do governo.

O professor Sérgio Guerra destacou a situação atual das Universidades estaduais baianas, que sofrem com a falta de estrutura, que vai desde os recursos para pesquisa e extensão até a compra de materiais básicos para o funcionamento das instituições. Segundo ele o corte médio de recursos que deveriam vir para as universidades é de 55%, o que prejudica também o aumento de salário dos professores, que a 6 anos não acontece. "A gente precisa parar o sucateamento da Universidade. A grande luta que unifica todos nós é exatamente garantir as condições básicas de funcionamento", afirmou.

Felipe Sena trouxe para o debate a perspectiva da educação e escolas do Campo. Para o Integrante da FEEC o Brasil é um país rural, apesar de mais 70% da população se concentrar nas cidades, e é necessário enxergar que o campo é um espaço de  saber, cultura e produção de conhecimento. O militante ainda destacou que as privatizações só contribuem ainda mais para precarizar a educação nas comunidades rurais e denunciou o fechamento em massa de escolas do campo no país. "Isso demonstra a ineficiência das políticas públicas e a inoperância do poder público também . A gente tem trazido esse debate para chamar atenção da responsabilidade que os estados e os municípios tem com a educação do campo", ressaltou.

A 6ª edição da JURA acontece no campus da UNEB, em Juazeiro, e a programação se estende até o dia 3 de maio. Para outras informações, é possível acessar o Instagram do evento: @jornadareforma.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.