A Secretaria de Desenvolvimento, Social, Mulher e Diversidade (SEDES) iniciou esta semana nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município o projeto ‘Identidade Musical’ oferecendo aulas de teoria musical, violão e percussão para crianças e adolescentes atendidos através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O projeto envolve sons, ritmos e instrumentos musicais com o objetivo de prevenir e proteger os usuários dos serviços dos riscos e violações de direitos, promovendo o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários. “Muitos estudiosos apontam a música como elemento de grande importância no processo de aprendizagem. Pensando nisso, trouxemos o projeto como motivador para trabalhar o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo dos usuários, independente, de sua faixa etária”, afirmou diretora de Proteção Social Básica, Rosângela Mesquita.
Inicialmente, o ‘Identidade Musical’ será desenvolvido nos CRAS dos bairros Tabuleiro, Itaberaba e João Paulo II. Segundo seus idealizadores, através do projeto, há ainda a promoção da interação da música com o desenvolvimento do indivíduo, sua relação com a sociedade e estímulo das suas capacidades e habilidades. “A partir da música, apresentamos a um público de crianças e adolescentes que vivenciam fragilidades sociais, novos caminhos e possibilitamos uma relação direta da cultura e da assistência social de forma indireta com a educação na formação do sujeito, através de um acompanhamento integral”, completou a diretora.
O projeto de musicalização aparece como uma ação complementar às demais atividades propostas, como fator atrativo ao ambiente do SCFV. “É uma forma de tornar este espaço mais prazeroso fazendo com que os usuários gostem e participem mais do serviço. Através do projeto já podemos ver a alegria e o interesse maior das crianças e adolescentes, buscando no mundo da música, alternativas para a formação de suas capacidades intelectuais e sociais”, pontuou a coordenadora do CRAS Itaberaba, Carla Paula.
Para o pequeno João Vitor, de 11 anos, o projeto é o início da realização de um sonho. “Sempre quis ser músico, tocar para amigos e para minha família. Agora com as aulas posso começar a colocar isso em prática. Estou achando tudo muito bom”, comentou animado. Lucas Daniel, de 11 anos, também comemorou o início das aulas. “Achei muito legal, porque nem todos têm condições de pagar aula de música. Estou gostando muito”, disse.
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