Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP Hospitalar, participaram este mês de março de um treinamento sobre as mudanças no eSocial. A primeira etapa aconteceu no Recife nos dias 13 e 19, e um segundo momento foi realizado em Petrolina esta semana.
"Na segunda-feira (25), nós que participamos da capacitação no Recife repassamos o assunto aos gerentes e chefes de setor. A intenção é que cada um se torne um multiplicador, de modo que os conhecimentos sobre as mudanças do eSocial cheguem a todos os funcionários", esclarece a supervisora de RH da UPAE, Andréa Tenório.
O treinamento original foi dado pela LUMI Consultoria, que promoveu o workshop "Governança de RH e eSocial". No evento foram analisadas as demandas trazidas pelo eSocial, as novas políticas de RH, o papel do RH no IMIP sede e nas unidades gerenciadas pelo IMIP Hospitalar e as repercussões para a gestão corporativa.
O eSocial é um sistema informatizado do governo federal, que envolve a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho (MTb), e tem como objetivo centralizar diversas informações sobre as empresas e seus contratados. Foi criado em 2014 e, mesmo ainda estando em processo de implementação, agora em 2019 já traz uma séria de mudanças que visam o seu pleno funcionamento.
Como resultado, os principais benefícios para o trabalhador: acesso fácil às informações referentes ao contrato de trabalho; ciência do recolhimento de suas contribuições previdenciárias; e acompanhamento dos depósitos referentes ao FGTS. "Isso significa uma maior transparência e a garantia dos direitos dos trabalhadores", analisa a coordenadora do RH do HDM, Fabiana de Holanda.
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