A coordenadora geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Grazziela Franklin, está utilizando essa semana a imprensa local para reforçar o perfil de serviços e fluxo de atendimentos da Unidade, que possui em um só prédio uma urgência e emergência clínica/odontológica e um centro de especialidades.
"Nós temos uma UPA 24h e uma UPAE funcionando em um só local, mas com entradas e fluxos distintos. Inclusive, esta é a única unidade de Pernambuco neste formato. Isso gera uma economia, já que temos uma única equipe gestora, e uma oferta de serviços melhor e mais complexa à população", acredita a coordenadora.
Segundo Grazziela, muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação à rede de saúde local e é importante que a população conheça os serviços para saber se direcionar. "Se eu conheço a rede, otimizo inclusive o meu próprio tempo indo direto ao local correto. Para tentar sanar as dúvidas, detalharemos cada serviço", ressalta.
A UPA 24h é um serviço de urgência e emergência médica clínica e odontológica, de complexidade intermediária entre o posto de saúde e a rede hospitalar, capaz de prestar acolhimento aos pacientes que precisam de atendimento imediato, ou seja, que apresentam algum problema de saúde que esteja atrapalhando gravemente a sua vida cotidiana e que não possa esperar.
O serviço trabalha com o sistema de classificação de risco. Sendo assim, a ordem do atendimento não é por horário de chegada, mas por complexidade do caso. Ou seja, vermelho é a prioridade máxima, seguido do amarelo e do verde. Os casos azuis são direcionados ao serviço social para encaminhamento à atenção básica.
Vale ressaltar que a UPA 24h de Petrolina não atende trauma, vítimas de queimadura ou acidentes, e nem pacientes com doenças crônicas que estejam estabilizadas. A urgência e emergência clínica funciona todos os dias da semana, 24h. Já a urgência/emergência odontológica funciona das 7 às 19h, de domingo a domingo (inclusive feriados).
A atenção especializada da UPAE dispõe de um ambulatório (onde são realizadas consultas médicas e com outros profissionais da saúde), setor de imagem (onde são realizados exames), e bloco cirúrgico (onde são realizadas cirurgias eletivas de pequeno e médio porte).
O serviço atende aos sete municípios que compõem a VIII Regional de Saúde e a marcação das primeiras consultas é feita exclusivamente pelas secretarias de saúde correspondentes. Uma vez que esse paciente é inserido no sistema da UPAE, ele passa a marcar exames, procedimentos e consultas no próprio serviço.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.