Agricultores de Juazeiro e Petrolina festejam nesta terça (19), o Dia de São José. Juazeiro celebra o Dia Municipal do Homem

19 de Mar / 2019 às 06h00 | Variadas

Os católicos comemoram nesta terça-feira (19), com missas e outros cerimônias religiosas, o dia de São José, santo que tem uma legião de devotos no Nordeste e no interior de Minas Gerais. São José, é o padroeiro do estado do Ceará. A comunidade católica de Petrolina celebra o santo com o novenário em homenagem a São José, que acontece todos os anos, em março. A novena é realizada pelo Seminário São José, localizado na Rua da Holanda, s/n, no bairro Areia Branca, Zona Leste da cidade. O evento reúne as paróquias da Diocese de Petrolina. 

Apesar do sofrimento que a seca vem trazendo para as famílias que residem na zona rural, devotos de São José deixam a tristeza de lado para manter a tradição e festejar o dia do santo considerado o protetor dos agricultores, comemorado nesta terça, 19. A devoção reúne vários comunidades para rezar o terço, fazer leitura da bíblia, além das orações, que culminam na missa solene seguida de procissão e vários municípios que tem São José como Padroeiro.Em Juazeiro vários devotos fazem preces em louvor ao santo considerado protetor da família.

"Pedimos entre outras coisas a chuva, que está em falta nestes últimos anos. Mas creio que ainda hoje (terça) o nosso São José vai mandar chuva boa e conseguiremos ter um boa colheita em junho", disse esperançosa Maria Luiza, agricultora. Ela conta que ao santo também é atribuída a benção em relação a lavoura, e que por isto eles costumam plantar no dia ou até dois dias após o dia do santo, para ter uma boa colheita.

Personagem do Novo Testamento, José foi o marido de Maria, mãe de Jesus. Segundo a tradição, ele nasceu em Belém, na antiga Judeia, e foi designado para casar com Maria e passou a morar com ela e a sua família em Nazaré. Foi proclamado "protetor da Igreja Católica Romana" e é considerado, por seu ofício de carpinteiro, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade à sua esposa, como "padroeiro das famílias".

DIA MUNICIPAL DO HOMEM EM JUAZEIRO (BA)

Juazeiro celebra também nesta data o Dia Municipal do Homem. Incluído no calendário oficial do município por força da Lei nº 1.481 de 1997, a data comemorativa é uma homenagem a todos os homens da zona rural e urbana da cidade. 

A data foi instituída em alusão ao natalício de São José, pai adotivo de Jesus, que é celebrado pelos católicos no dia 19 de março e, segundo a tradição, é exemplo de conduta moral masculina. O projeto de autoria da ex-vereadora Flor de Maria foi sancionado na gestão do ex-prefeito Rivádasio Espínola Ramos.

Redação Blog Foto: Arquivo Irpaa

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.