Com o objetivo de tirar dúvidas das futuras mamães com relação ao trabalho de parto, profissionais da enfermagem deram início hoje (25.02) a um projeto de orientação às grávidas da triagem e sala verde. A iniciativa está sendo encabeçada pelo residente em enfermagem obstétrica, Lucas Belfort, com o apoio da interna Geissica Lima, da R2 Fernanda Brito, demais enfermeiros e técnicos do setor.
A proposta consiste em esclarecer as dúvidas mais comuns das mulheres relacionadas ao parto e pós-parto, como métodos não farmacológicos para o alívio da dor, indução, benefícios do parto normal e primeiros cuidados com o recém-nascido. Na edição piloto os profissionais realizaram uma dinâmica de verdades e mitos, e utilizaram um modelo realístico de simulação gravídica.
"Essa ideia de criar o grupo surgiu da exigência do cumprimento de uma ação educativa em saúde, proposta pela residência. O resultado foi tão positivo que fomos instigados a levar adiante. Então, faremos um projeto formal e enviaremos para avaliação, de modo que possamos torná-lo permanente", esclarece Lucas.
A intenção é de que o grupo de orientação às gestantes seja continuado e aconteça de duas a três vezes por semana, de modo a contemplar todas as mães que dão entrada no Dom Malan. "Acredito que atuaremos em parceria com o Serviço Social, que já faz um trabalho de orientação a esse grupo com relação aos direitos das usuárias, normas e rotinas do hospital", ressalta.
De acordo com o profissional, a recepção das gestantes foi maravilhosa e elas ficaram inclusive mais calmas. "Na maioria das vezes elas chegam nervosas e com muitas dúvidas que deveriam ter sido tiradas durante o pré-natal. Então, a intenção é de que a equipe de saúde aqui do alto risco consiga preencher essa lacuna", reflete o futuro especialista.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.