A redação deste Blog Geraldo José apurou que mulheres estão com dificuldades de obter os resultados dos exames preventivos. As queixas atingem postos de saúde em Juazeiro e Petrolina. As reclamações dizem respeito à demora na obtenção dos resultados do exame Preventivo ginecológico. Em alguns casos o resultado final demora até 3 meses para sair.
“É muito demorado receber o resultado dos exames preventivos. Imaginem um exemplo: o PCCU (Papanicolau) que deve ser feito, no mínimo de seis em seis meses, demora até 03 meses pra sair o resultado. E se precisarmos de uma biópsia?, questiona Maria dos Santos Silva.
O papanicolau é um exame que tem por objetivo o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino (parte baixa do útero), para que o tratamento adequado seja instituído o mais rapidamente possível e as chances de cura aumentem. É um exame indolor que deve ser realizado uma vez por ano nas mulheres com vida sexual ativa.
A maioria das mulheres realiza o exame preventivo completo chamado colposcopia. A redação enviou solicitação para as secretarias de saúde dos municípios. A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde encaminhou a seguinte nota:
NOTA SESAU
A Secretaria Municipal da Saúde informa que os exames coletados nas Unidades Básicas de Saúde são direcionados ao laboratório para análise e posterior entrega dos resultados a SESAU. A secretaria ressalta ainda que os exames são realizados uma vez por semana em todas as UBS e em decorrência do grande número de coletas ocasiona a demora na entrega dos resultados.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Petrolina enviou nota. Confiram:
A Secretaria de Saúde informa que o prazo entre coleta, envio para o laboratório e entrega de resultados de preventivos é de aproximadamente 20 dias. É importante que as mulheres que estejam sem receber os resultados há 90 dias, procurem a diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, que fica em próximo ao Hospital Dom Malan/IMIp, no Centro da cidade, das 08h às 13h, para que possam verificar o ocorrido.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.