Na terça-feira (05), a secretária de saúde Fabíola Ribeiro e sua equipe técnica participaram de uma reunião com o Prefeito Paulo Bomfim. Os encontros tema finalidade de apresentar ao chefe do executivo os avanços na Secretaria Municipal da Saúde e ações futuras. Também participaram o secretário de governo Clériston Andrade e a assessora de planejamento Lindsai Amaral.
A partir do comparativo dos dois primeiros anos de governo foi elaborado um planejamento para o 3º ano da gestão municipal. A atenção primária em Juazeiro conta atualmente com uma cobertura de 96,4%, ou seja, quase toda a cidade tem acesso à Unidade Básica de Saúde que conta com 56 UBS, 47 consultórios odontológicos, dois Centros de Especialidade Odontológica (CEO). Na parte técnica são 64 equipes de saúde da família, 412 Agentes Comunitários de Saúde e quatro equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).
Um dos avanços foi a implantação do Sistema E-Sus que visa reestruturar e integrar as informações da atenção básica em nível nacional. NA zona urbana de Juazeiro, 19 UBS já utilizam o sistema PEC que, até sem internet, é possível alimentar o sistema. Em outras 9 unidades da zona urbana e 28 da zona rural o sistema utilizado é o CDS - as informações são adicionadas a fichas de papel e depois inseridas no sistema digital. Outro avanço relacionado à tecnologia foi a informatização através de tablets para registros e acompanhamentos dos pacientes pelos agentes de saúde.
O prefeito Paulo Bomfim atento a apresentação mostrou-se satisfeito com os resultados e avanços da rede básica de saúde. "Nosso plano de governo tem a saúde como prioridade. Cada número, avanço de atendimento, procedimento, capacitações e equipamentos que auxiliam e fortalecem esta rede, que é a porta de entrada do cidadão para os atendimentos públicos, nos motiva ainda mais a buscar recursos, alinhar parcerias e trabalhar para que o nosso povo tenha uma saúde primária com qualidade", pontuou.
A Secretária ainda reforçou que para 2019 as estratégias são maiores e o objetivo é fortalecer ainda mais a rede de saúde, em especial na atenção básica. "A apresentação mostra que estamos trabalhando bem. A gestão está empenhada em levar profissionais e equipamentos de qualidade para os atendimentos e já estamos com nossa programação das ações para este. Teremos muito trabalho pela frente para assegurarmos qualidade e eficácia principalmente com o objetivo de prevenir muitas doenças e acompanhar os pacientes, este é o foco na atenção básica", concluiu Fabíola Ribeiro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.